A Câmara de Alijó vai investir 450 mil euros na requalificação da área envolvente ao plátano centenário, no centro da vila, para modernizar o espaço e melhorar a acessibilidade pedonal, anunciou hoje a autarquia.

“Este espaço necessitava, há já vários anos, de uma requalificação profunda que valorize a imagem urbana da vila e privilegie o seu uso pelo peão”, afirma, citado em comunicado, o presidente da autarquia, José Rodrigues Paredes.

A intervenção prevê ainda a criação de uma zona de proteção em redor do plátano de Alijó, árvore centenária classificada como Monumento Nacional de Interesse Público.

“Será realizado um arranjo urbanístico, de forma a permitir que a circulação automóvel seja afastada do plátano e que aquele espaço passe a ser aproveitado pela população”, explica.

Esta obra pretende requalificar o espaço de forma a modernizar o centro histórico, que inclui ainda a igreja matriz, o chafariz e o tribunal.

Segundo a autarquia, a intervenção “vai exigir um investimento superior a 450 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários”.

O contrato de adjudicação da empreitada vai ser submetido a visto do Tribunal de Contas.



PARTILHAR:

Semana Camiliana assinala nascimento do escritor

Cooperação transfronteiriça entre Montalegre e Ourense