Quando anualmente se vêem inscritos em PIDDAC milhões de contos, quer para a construção, quer para a restauração de igrejas, por esse país fora, em cidades e vilas, cujo poder económico das suas populações faria prever um maior empenho dos respectivos crentes, sem dúvida que merece especial destaque o facto de a população de uma pequena aldeia se ter proposto construir, à sua custa, a sua própria igreja. Foi o que sucedeu em Comunhas, uma povoação da freguesia de Ferreira, do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Foi sem contar com outra ajuda, além da que ofereciam os seus próprios meios, que os habitantes da povoação deitaram mão à obra em 17 de Maio de 1997. Primeiramente começaram por desaterrar o local envolvente à antiga pequena capela, aí construindo duas garagens, já com o objectivo de lá instalarem futuramente um museu rural e um centro de convívio. Só depois de garantida a estabilidade do terreno onde se projectava construir a nova igreja (parte dela sobre a estrutura das garagens) é que foi deitada abaixo a capela.

Com o andar das obras, os donativos iam surgindo espontaneamente - "não era preciso pedir dinheiro, as pessoas é que procuravam os responsáveis para oferecer o seu contributo" - tendo os emigrantes contribuído com uma significativa parte. A devoção a Nossa Senhora das Candeias - a padroeira da aldeia - institucionalmente denominada Nossa Senhora da Purificação, era a sua especial motivação. Como principais responsáveis pelo normal processamento das obras foram nomeados pela população, Guilhermino dos Santos Rodrigues, Manuel António Coelho e Teresa Rodrigues.

Assim se chegou ao dia inauguração, na segunda-feira passada, para a qual foram convidadas, além das autoridades eclesiásticas e municipais, muitas pessoas das aldeias vizinhas. Para a grande solenidade da festa, que culminou com um almoço para cerca de 400 pessoas, oferecido pela população de Comunhas, contribuiu ainda a iniciativa de aproveitar a vinda do bispo de Bragança para serem crismados 58 crentes, entre os 16 e os 25 anos, procedentes de várias terras, como Macedo, Bragança, Ferreira, Edroso, Bousende, Mogrão e Pombares.

Para a pavimentação do adro e para as obras previstas para o centro de convívio, a Câmara Municipal fez uma candidatura a uma TNS (Trabalhos de Natureza Simples) de cerca de cinco mil contos e a junta de freguesia de Ferreira contribuiu com três mil contos. Algum do mobiliário da igreja foi oferecido por um fabricante de móveis de Paços de Ferreira. Todo o restante recheio do interior da igreja, incluindo a instalação sonora, foi adquirido, individualmente, por habitantes da aldeia, variando o preço de cada peça entre os 80 e os 200 contos. O valor total da obra ronda, neste momento, cerca de 20 mil contos.



PARTILHAR:

Liamba no quintal

Em reunião promovida pela Fenprof