Cerca de 30 alunos da escola básica de Vila Flor foram hoje hospitalizados com sintomas de alergia à lagarta do pinheiro, disse à Lusa o presidente do conselho executivo do estabelecimento de ensino.

Segundo Fernando Almeida, os casos começaram a surgir depois de almoço, mas a meio da tarde a situação já estava normalizada.

Os alunos, explicou, foram transferidos pelo INEM para o centro de saúde local, onde receberam tratamento, tendo sido já encaminhados para as respectivas residências.

As crianças, com idades entre os 12 e 13 anos, apresentavam na altura sintomas como comichão, braços vermelhos e erupção cutânea.

Já na semana passada, os 140 alunos da Escola EB de Lagares, Felgueiras, tiveram de receber tratamento hospitalar devido à lagarta do pinheiro.

A processionária - como é também conhecida esta lagarta por sair em procissão do seu ninho - é um insecto desfolhador dos pinheiros e cedros que pode causar a morte às arvores consoante o grau de ataque.

Além disso, pode provocar ainda graves problemas de saúde pública, alergias na pele, no globo ocular e no aparelho respiratório do homem e mesmo dos animais domésticos devido à característica urticante dos seus pêlos.



PARTILHAR:

Mais um

Encarar a vida de outra forma