Foi realizada no Serviço de Ortopedia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste uma cirurgia com técnica inovadora que permite a correção de deformidades nos membros inferiores com um elevado nível de precisão, o que contribui para o aumento da qualidade de vida dos doentes.

A primeira cirurgia com esta técnica, realizada a nível nacional, decorreu com sucesso no Bloco Operatório da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, no dia 30 de novembro.

A utilização desta prática inovadora, que consiste na aplicação de moldes criados com recurso a tecnologia 3D efetuados com cálculos precisos para o problema diagnosticado, diminui muito o tempo da intervenção cirúrgica, com ganhos consideráveis ao nível do bem-estar do doente, da redução do risco de infeção e da rentabilização de recursos.

A equipa que realizou a primeira cirurgia com esta técnica foi coordenada pelo ortopedista Dr. António Andrade, que salienta o avanço no tratamento de deformidades ósseas através de uma correção mais precisa, com vantagens significativas para os doentes que ganham uma maior qualidade de vida após a intervenção.

O desenvolvimento de moldes através de cálculos rigorosos, realizados através de tecnologia 3D, permite a realização de uma cirurgia com um maior grau de precisão, uma evolução significativa face às técnicas tradicionais em que os cálculos eram realizados por aproximação. Após a cirurgia, com um processo de recuperação mais rápido, o doente ganha uma maior mobilidade na sequência da correção, com exatidão, do problema ortopédico


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Centro de Artes do Saber Fazer do Douro nasceu em antiga panificadora da Régua

XXI Feira de Artes, Ofícios e Sabores de Vimioso e Festival da Posta Mirandesa