O Desportivo de Chaves venceu hoje em casa o Casa Pia por 1-0, num embate entre equipas do meio da tabela da I Liga portuguesa de futebol, a contar para a 30.ª jornada da prova.

O central internacional canadiano Steve Vitória apontou, aos 42 minutos, o tento dos transmontanos, que pontuaram pelo quarto jogo consecutivo.

Na classificação, o Desportivo de Chaves subiu ao oitavo lugar, com 40 pontos, ultrapassando, entre outros, o Casa Pia, que somou a quarta derrota nos últimos cinco jogos e caiu para o 10.º posto, mantendo-se com 39.



I Liga/ Desportivo de Chaves – Casa Pia (ficha)

O Desportivo de Chaves venceu hoje o Casa Pia por 1-0, em jogo da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Chaves.

Jogo no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

Desportivo de Chaves – Casa Pia, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, Steven Vitória, 42 minutos.

Equipas:

- Desportivo de Chaves:  Paulo Vítor, Nélson Monte, Ponck, Steven Vitória (João Correia, 59), Bruno Langa, João Pedro, João Mendes (Obiora, 69), Abass Issah, João Teixeira (Sarr, 87), Euller (Héctor, 59), Juninho (Benny, 69).

(Suplentes: Rodrigo, Luther, Sarr, Héctor, Obiora, Queirós, Benny, João Correia e Jô Batista).

Treinador: Vítor Campelos.

- Casa Pia: Ricardo Batista, João Nunes (Vasco Fernandes, 45), Fernando Varela, Tchamba, Lucas Soares (Clayton, 72), Beni (Taira, 71), Neto, Leonardo Lelo, Godwin, Felippe (Diogo Pinto, 81) e Soma (Derick Poloni, 86).

(Suplentes: Lucas Paes, Eduardo Ferreira, Derick Poloni, Diogo Pinto, Vasco Fernandes, Cuca, Zolotic, Taira e Clayton).

Treinador: Filipe Martins.

Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Beni (21), Steven Vitória (33), Godwin (50), Soma (66), Neto (73), João Pedro (88) e Obiora (90+2).

Assistência: 2.451 espetadores.


Chaves vence Casa Pia e soma quatro jogos consecutivos a pontuar

O Desportivo de Chaves venceu hoje em casa o Casa Pia por 1-0, com golo de Steven Vitória, em encontro da jornada 30 da I Liga de futebol, que garantiu a subida dos transmontanos ao oitavo posto.

A formação flaviense carimbou o quarto jogo consecutivo a pontual, graças a um golo apontado aos 42 minutos.

A partida começou equilibrada, mas ‘morna’, sem grande trabalho para os guarda-redes.

Enquanto o Casa Pia foi revelando dificuldades em construir jogo, ainda que com transições rápidas e uma defesa sólida, o Desportivo de Chaves foi demonstrando superioridade, o que acabou por se materializar em oportunidades de golo.

A primeira surgiu aos 13 minutos, na sequência de livre cobrado por Euller, que terminou com um cabeceamento de Steven Vitória para as mãos do guardião forasteiro.

Logo depois, Soma cruzou para Godwin, na área contrária, mas Nélson Monte (15 minutos) impediu os lisboetas de se adiantarem no marcador com um corte imperioso à ‘boca’ da baliza.

Aos 23 minutos, Issah Abass surpreendeu o guardião dos ‘gansos’ pela direita, com um remate já em desequilíbrio, e, logo depois, na sequência de um canto a favor dos transmontanos, assistiu Juninho, mas a bola acabou travada por João Nunes.

Seguiu-se novo canto para o conjunto flaviense, cobrado por Euller, mas Ricardo Batista afastou o esférico com os punhos e, na recarga, Leonardo Lelo voltou a negar o golo aos visitados.

Aos 35 minutos, na sequência de livre, após uma primeira defesa dos transmontanos, Godwin cruzou atrasado para João Nunes, que rematou à figura de Paulo Vítor.

Os transmontanos responderam pouco depois (39 minutos), com Issah Abass (39 minutos), num contra-ataque rápido, a isolar-se na área, mas o remate acabou por sair contra Ricardo Batista. Na segunda vaga, João Mendes voltou a tentar a sorte, sem sucesso.

Mas, o golo não tardou: na sequência de um segundo canto seguido a favor dos visitados, a bola ‘pingou’ na área casapiana, onde surgiu Steven Vitória a cabecear para o fundo das redes guardadas por Ricardo Batista, inaugurando o marcador, aos 42 minutos.

Já na etapa complementar, o Casa Pia entrou melhor e procurou, rapidamente, chegar à baliza adversária, por intermédio de Lucas Soares (46 minutos), que, após insistência de Soma, atirou para defesa de Paulo Vítor, a ‘dois tempos’.

Aos 58 minutos, o Casa Pia esteve muito perto de empatar, com uma finalização de Felipe, após cruzamento rasteiro de Godwin, mas Bruno Langa operou um corte decisivo e enviou o esférico por cima da baliza dos transmontanos.

Logo depois, Godwin voltou a estar em destaque, ao receber a bola na esquerda da pequena área transmontana, mas acabou por enviar a bola por cima.

Face à insistência dos lisboetas, que foram conquistando o último terço do relvado, Vítor Campelos fez quatro substituições na equipa para tentar contrariar o adversário.

Pouco depois, Benny errou o alvo (74 minutos) e Yuki Soma (75) viu o golo travado pela barra, enquanto Issah Abass foi travado por Ricardo Batista (76) e, numa segunda tentativa, rematou desenquadrado com a baliza casapiana (78).

Aos 89 minutos, Vasco Fernandes, assistido por Poloni, cabeceou ao lado das redes transmontanas e, já em tempo de compensação, o camisola 13 esteve muito perto de empatar, mas João Correia conseguiu desviar o esférico em cima da linha.

Logo depois, Poloni colocou a bola na área flaviense para cabeceamento de Clayton, que obrigou Paulo Vítor a ‘voar’ para garantir a inviolabilidade das redes transmontanas.



I Liga/ Desportivo de Chaves - Casa Pia (declarações)


Declarações após o jogo Desportivo de Chaves-Casa Pia (1-0) da 30.ª jornada da I Liga de futebol:

- Vítor Campelos (treinador do Desportivo de Chaves):

“Sabíamos que ia ser um jogo equilibrado, até porque o Casa Pia é uma equipa bem organizada, bem estruturada, já há alguns anos a esta parte treinada pelo Filipe [Martins], uma equipa que sabe o que faz. Sabíamos que tínhamos de ser pacientes, que tínhamos de ter muita qualidade na nossa posse [de bola] para criar oportunidades de golo.

Creio que entrámos bem no jogo e acabámos, merecidamente, por chegar à vantagem, já depois de termos tido uma ou outra situação. Depois de já estarmos a ganhar, tivemos uma ou outra oportunidade flagrante pelo Issah [Abass], que podia ter feito o 2-0. Ainda assim, o Casa Pia também teve as suas oportunidades na primeira parte.

Na segunda parte, entrámos algo apáticos nos minutos iniciais e não era isso que queríamos. Fomos alterando sempre em busca de fazermos o segundo golo, que acabou por não acontecer e, depois, nos minutos finais, como é óbvio, o Casa Pia, em desvantagem, tentou chegar ao empate, mas creio que, de forma meritória, conseguimos controlar e acabámos por merecer ganhar o jogo.

[Restantes jornadas] Temos de estar otimistas por aquilo que temos feito. Nos dois últimos jogos em casa, vencemos, fomos empatar ao Santa Clara, queríamos ganhar, mas creio que, neste momento, o Santa Clara também está melhor. A única coisa que eu posso dizer é que seremos o mesmo [Desportivo de] Chaves até ao final da época.

Ainda faltam quatro jogos, estão 12 pontos em disputa e o próximo jogo é o mais importante da época, porque é o próximo. Será com o Famalicão e, como fazemos sempre em todos os jogos, vai ser um jogo em que vamos procurar jogar bem, porque sabemos que, jogando bem, estamos mais perto de ganhar. Queremos ganhar o jogo, respeitando o nosso adversário, como é óbvio.

O facto de estarmos hoje a ultrapassar o Casa Pia diz-nos que fomos consistentes durante a época. Na realidade, se [perguntasse] à maior parte dos sócios se, nesta altura, o [Desportivo de] Chaves teria 40 pontos, se calhar alguns seriam bastante céticos, mas creio que temos demonstrado qualidade e, sobretudo, temos sido muito regulares ao longo desta época”.

- Filipe Martins (treinador do Casa Pia):

“Foi uma primeira parte muito repartida, onde o [Desportivo de] Chaves esteve um pouco mais por cima do jogo, com algum ascendente nos corredores, onde não fomos muito agressivos, permitindo muitos cantos. Num desses cantos, sofremos o golo.

Na segunda parte, estivemos muito melhor, muito mais próximos daquilo que é a nossa equipa, a termos muito mais controlo do jogo e só por mera infelicidade é que não marcámos nenhum golo, que nos podia relançar, novamente, no jogo.

O que falhou? finalizar. Criámos oportunidades suficientes para fazer um resultado diferente, volto a dizer. Mesmo na primeira parte, temos duas ou três oportunidades em que nos faltou um bocadinho no último momento, portanto, é muito isso.

Faltou eficácia, acima de tudo, e agressividade na primeira parte, onde acho que não fomos tão agressivos como poderíamos ser e permitimos um ascendente ligeiro, mas que, principalmente a nível de cantos, se acentuou e, num desses cantos, o [Desportivo de] Chaves fez o golo e depois geriu o jogo um pouco à sua maneira.

Sou líder desta equipa, para o bem e para o mal. Nestes cinco jogos, houve alguns deles em que merecíamos e deveríamos ter levado um resultado diferente, mas, infelizmente, não levámos, portanto, é mesmo assim.

Ainda faltam quatro jornadas, vamos tentar ficar o mais acima possível, mas acho que aquilo a que nos propusemos foi feito e bem feito. Agora, há que honrar [a manutenção na I Liga], tal como o [Desportivo de] Chaves, e o próprio Rio Ave, equipas que vieram da II Liga e que fizeram um campeonato tranquilo e sem sobressaltos, portanto, estão os três de parabéns”.

Chaves vence Casa Pia e ascende ao oitavo lugar com 40 pontos


PARTILHAR:

Castro da Idade do Ferro em Mogadouro abre para visitas a partir de domingo

Dioceses sem bispo há mais de um ano “não é aceitável” – Presidente da CEP