O Desportivo de Chaves regressou hoje às vitórias, ao bater em casa o Portimonense por 2-0, em jogo da 24.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, ‘descolando’ dos algarvios na classificação.

Em Chaves, Juninho, aos 31 minutos, e Abass, aos 73, marcaram os golos do triunfo da equipa da casa, numa partida em que os visitantes desperdiçaram duas grandes penalidades e em que o guarda-redes flaviense Rodrigo Moura foi expulso por acumulação de amarelos, aos 88.

O Desportivo de Chaves regressa assim às vitórias, após quatro jogos sem ganhar, e sobe ao 11.º lugar do campeonato, com 29 pontos, enquanto o Portimonense soma a terceira derrota seguida e é 14.º, com 26.

Desportivo de Chaves quebrou um ciclo de três derrotas consecutivas e sobe ao 11.º lugar da tabela classificativa, com 29 pontos


I Liga/ Desportivo de Chaves – Portimonense (ficha)

O Desportivo de Chaves venceu hoje o Portimonense, por 2-0, em jogo da 24.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Chaves.

Jogo no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

Desportivo de Chaves – Portimonense, 2-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Juninho, 31 minutos.

2-0, Abass, 73.

Equipas:

- Desportivo de Chaves: Rodrigo, Nélson Monte, Steven Vitória, Queirós, Bruno Langa, João Teixeira (Gonçalo Pinto, 90+1), João Pedro (Abass, 66), Guima, Benny (Luther, 79), Juninho (Sandro Cruz, 79) e Euller (Sarr, 79).

(Suplentes: Gonçalo Pinto, Habib, Luther, Sandro Cruz, Sarr, Abass, Guilherme Silva).

Treinador: Vítor Campelos.

- Portimonense: Kosuke, Relvas, Lucas (Rui Gomes, 58), Park, Pedrão, Fahd Moufi (Sérgio Conceição, 78), Maurício, Diaby (Rochez, 58), Lucas Ventura (Paulo Estrela, 45), Wellinton Júnior e Yony González (Ricardo Matos, 78).

(Suplentes: Matheus Nogueira, Seck, Ricardo Matos, Pedro Sá, Rochez, Paulo Estrela, Tornich, Sérgio Conceição, Rui Gomes)

Treinador: Paulo Sérgio.

Árbitro: Manuel Mota (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lucas Ventura (20), Queirós (51), Rodrigo (80 e 88), Sandro Cruz (83), Guima (90+4). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Rodrigo (88).

Assistência: 3.301 espetadores



Chaves bate Portimonense sem pontaria e regressa às vitórias quatro jogos depois

O Desportivo de Chaves venceu hoje o Portimonense em Trás-os-Montes, por 2-0, com golos de Juninho e de Abass, em encontro da 24.ª jornada da I Liga de futebol, em que os algarvios falharam duas grandes penalidades.

Depois de quatro jogos sem vencer e três derrotas consecutivas, nem a expulsão de Rodrigo, aos 88 minutos, e duas grandes penalidades assinaladas a favor do Portimonense, desperdiçadas por Welinton e Ricardo Matos, impediram o Desportivo de Chaves de reencontrar o caminho das vitórias hoje, em Trás-os-Montes.

Contudo, foram os ‘alvinegros’ a entrar melhor na partida, estando por cima do jogo nos primeiros 10 minutos, com mais bola e pressão insistente no meio-campo transmontano. A partir do minuto 11, os transmontanos equilibraram, registando duas grandes oportunidades e três transições que os colocaram por cima do jogo, sobretudo depois da primeira grande oportunidade do encontro, com Juninho a rematar rasteiro (12) na área ‘algarvia’, após assistência de Benny, para grande defesa de Kosuke.

Pouco depois, aos 15, o médio português fez nova assistência, desta vez para Guima que, de fora da área, rematou para as mãos do guardião japonês.

O camisola 21 voltou a estar em destaque aos 23 minutos, ao surgir à esquerda, já na área, e cruzar para Euller que falhou o duelo com Kosuke à boca da baliza.

Acabou por ser Juninho a colocar os transmontanos na frente do marcador aos 31 minutos. Depois de uma grande defesa do guardião dos algarvios a um primeiro remate de Benny, na recarga, o capitão dos transmontanos insistiu, Juninho encontrou espaço à entrada da pequena área e atirou a contar, aos 31.

Nove minutos depois, Diaby esteve perto de empatar a partida, mas o remate saiu ao lado das redes guardadas por Rodrigo e o Portimonense seguiu para intervalo em desvantagem no marcador.

Já na etapa complementar, Welinton teve nos pés a oportunidade para empatar a partida, mas acertou em cheio no poste direito da baliza dos transmontanos (54) ao cobrar uma grande penalidade assinalada a favor dos ‘guerreiros do sul’ por entrada dura de Queirós sobre Pedrão.

Depois de alguns minutos de jogo estatisticamente equilibrados, o Portimonense voltou a dominar o encontro e a registar várias oportunidade de golo por intermédio de Pedrão (65), Rui Gomes (67) e Yony González (70).

Apesar da atitude pressionante e das ameaças dos visitantes, foram os transmontanos a reencontrar o caminho da baliza por intermédio de Abass (73), que fez o segundo para os visitados com seis minutos de jogo.

Aos 77, Juninho chegou a ‘bisar’ e a aumentar a vantagem dos transmontanos, mas o golo foi invalidado por fora de jogo do avançado brasileiro.

Pouco depois, aos 81, Rodrigo defendeu uma grande penalidade marcada por Ricardo Matos por falta sobre Welinton do guardião transmontano, que viria a ser expulso após ver o segundo amarelo aos 88 minutos, ficando os visitados reduzidos a 10 elementos.

Vítor Campelos operou a quinta substituição do encontro já em tempo de compensação, ao trocar João Teixeira por Gonçalo Pinto, que se estreou na I Liga com a camisola do Desportivo de Chaves. O jovem guardião esteve em destaque pouco depois, ao negar o golo aos algarvios por duas vezes, garantindo a inviolabilidade das redes transmontanas.

Com esta vitória, o Desportivo de Chaves quebrou um ciclo de três derrotas consecutivas e sobe ao 11.º lugar da tabela classificativa, com 29 pontos. Por sua vez, o Portimonense somou a terceira derrota consecutiva e é 14.º, com 26.


I Liga/ Desportivo de Chaves – Portimonense (declarações)

Declarações após o jogo Desportivo de Chaves-Portimonense (2-0) da 24.ª jornada da I Liga de futebol, disputado hoje em Chaves:


- Vítor Campelos (treinador do Desportivo de Chaves):

“A par da que tivemos aqui com o Marítimo, foi uma vitória extremamente importante. Sabíamos que hoje era importante ganhar, como em todos os jogos, e nós sempre dizemos que o próximo jogo é o mais importante e, com toda a certeza, que o mais importante é, agora, o da próxima semana com o Estoril [Praia].

Era importante regressarmos às vitórias, até porque vínhamos de três resultados negativos, com alguns condicionalismos. Só tenho palavras para dizer aos jogadores, que tiveram uma grande atitude, uma grande postura. Queríamos, aqui e ali, na primeira parte, ter mais um pouco de bola, estávamos algo precipitados, a querer sempre ir para a frente, mas também compreendo a ânsia e a vontade de querer marcar, de chegar rápido ao golo.

Chegámos à vantagem difícil contra esta equipa, que tem bons jogadores, atleticamente muito forte. Tínhamos de estar muito precavidos para lances de bola parada, em que [o Portimonense] é muito forte, porque tem jogadores muito altos, e sabíamos que tínhamos de estar sempre muito organizados.

Tivemos felicidade em dois penáltis contra nós, um o Rodrigo defendeu e no outro a bola bateu no poste. Nós também estudamos os adversários, dizemos aquilo que nós pensamos e também foi isso que aconteceu.

No cômputo geral, dar os parabéns aos jogadores pela postura, como é óbvio [houve] alguns erros que não podemos cometer e temos de melhorar, e também uma palavra para a nossa massa adepta que hoje foi extremamente importante pelo apoio que deu à equipa.

(Expulsão de Rodrigo) De semana [para] semana, vamos tendo alguns problemas, mas vamos encarando-os sempre de frente e com grande otimismo. Por isso, é só procurar encontrar soluções, porque eu sou o líder da equipa e tenho de fazer com que os jogadores acreditem sempre que é possível.

Relativamente ao árbitro, não quero comentar. A única coisa que eu posso dizer é que foi a primeira vez que vi um guarda-redes levar o segundo amarelo numa situação destas, mas o árbitro é que sabe”.

- Paulo Sérgio (treinador do Portimonense):

“Penso que é um resultado ingrato, um resultado injusto. Saímos do primeiro tempo com 61% de posse de bola, que foi idêntico ao segundo, portanto dá um cômputo geral dessa mesma percentagem, [além de] inúmeras ocasiões para golo.

Conseguimos falhar duas grandes penalidades e o [Desportivo de] Chaves faz o resultado de uma bola que nós temos controlada na nossa área, que acaba por sobrar para o Juninho, que acaba por ser ele o mais ‘felino’, digamos assim, e meter a bola dentro da baliza quando passou por três jogadores nossos naquele momento. E, depois, uma bola perdida quando estamos a controlar completamente o jogo, quando estamos a construir jogadas de ataque e ocasiões de perigo. Portanto, é por isso que eu digo que é um resultado ingrato e injusto. O futebol tem dias destes e hoje tocou-nos a nós.

(Desempenho da equipa) Vi a equipa crescer muito em relação aos jogos anteriores em termos de produção, em termos da criação, mas tivemos eficácia zero e isso penalizou-nos bastante em relação àquilo que foi o jogo que fizemos hoje aqui em Chaves”.



PARTILHAR:

Armindo Araújo transportado ao hospital após acidente no Rali Serras de Fafe

II Festival de Percursos Pedestres de Alijó a 25 e a 26 de março