O Vitória de Guimarães mantém-se na perseguição ao quarto lugar da I Liga portuguesa de futebol, depois de hoje ter vencido por 2-1 no reduto do lanterna-vermelha Desportivo de Chaves, em jogo da 26.ª jornada.

Jota Silva, que na sexta-feira foi convocado pela primeira vez para a seleção nacional, inaugurou o marcador, aos 20 minutos, mas Héctor Hernández empatou para os transmontanos, aos 23, antes de Tiago Silva converter uma grande penalidade, aos 63, e consumar o terceiro triunfo seguido dos minhotos na prova.

O Vitória de Guimarães segue em quinto lugar, com 50 pontos, a apenas três do rival Sporting de Braga, quarto, enquanto o Desportivo de Chaves averbou o quarto encontro consecutivo sem vencer e mantém-se no 18.º e último posto, com 19.


I Liga/ Desportivo de Chaves – Vitória de Guimarães

(ficha)

O Vitória de Guimarães venceu hoje o Desportivo de Chaves, por 2-1, em jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Chaves.

Jogo no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

Desportivo de Chaves – Vitória de Guimarães, 1-2.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Jota Silva, 20 minutos.

1-1, Héctor Hernández, 23.

1-2, Tiago Silva, 63 (grande penalidade).

Equipas:

- Desportivo de Chaves: Hugo Souza, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Júnior Pius, Carraça (João Correia, 73), Dário Essugo (Jô Batista, 79), Guima (Pedro Pinho, 64), Benny (Sanca, 73), Rúben Ribeiro, Héctor Hernández e Raphael Guzzo (Kelechi, 79).

(Suplentes: Rodrigo Moura, Paulo Víctor, Sanca, Pedro Pinho, Steven Vitória, Kelechi, Morim, João Correia e Jô Batista).

Treinador: Moreno.

- Vitória de Guimarães: Charles, Manu, Borevkovic, Tomás Ribeiro, Bruno Gaspar (Miguel Maga, 87), Händel (Adrian Butzke, 82), João Mendes (André André, 87), Tiago Silva, Ricardo Mangas, Jota Silva (Nuno Santos, 82) e Nélson Oliveira (Kaio César, 70).

(Suplentes: Rafa, Miguel Maga, Mikel, André André, Adrian Butzke, Zé Carlos, Kaio César, Alberto e Nuno Santos).

Treinador: Álvaro Pacheco.

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Dário Essugo (33), Guima (57), Hugo Souza (60), Nélson Oliveira (68), Kaio César (78) e André André (90).

Assistência: 4.005 espetadores.


COMENTÁRIO:

Vitória de Guimarães vence Chaves e mantém ‘acesa’ a luta pelo quarto lugar

O Vitória de Guimarães venceu hoje fora o Desportivo de Chaves, por 2-1, com golos de Jota e de Tiago Silva, o segundo de grande penalidade, em encontro da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Numa primeira parte sem grande história em Trás-os-Montes, o Vitória de Guimarães adiantou-se no marcador aos 20, com um cabeceamento certeiro de Jota Silva. A desvantagem reacendeu o Desportivo de Chaves e durou apenas três minutos, com o goleador Héctor Hernández a repor a igualdade.

Já na etapa complementar, os vimaranenses reconquistaram a vantagem de grande penalidade, cobrada pelo capitão Tiago Silva (63), que carimbou o 2-1 e ‘selou’ as contas da partida, consolidando o clube da Cidade-berço no quinto posto, agora com 50 pontos e a três do ‘rival’ Sporting de Braga, quarto.

Por sua vez, o Desportivo de Chaves continua no 18.º e último lugar da I Liga portuguesa de futebol, com 19 pontos, somando quatro jogos seguidos sem vencer.

A partida começou a meio-gás, ainda que com ligeiro ascendente para o Desportivo de Chaves, estatisticamente por cima do jogo.

Do lado dos visitantes, Nélson Oliveira tentou surpreender de longe Hugo Souza, aos cinco minutos, com a bola a passar por cima da baliza transmontana, e uma segunda vez, aos 11, para defesa do guardião brasileiro. Na recarga, Jota Silva teve tudo para marcar, mas o esférico esbarrou na trave.

Numa altura em que o Vitória de Guimarães ia registando crescimento ofensivo, também João Mendes, ex-Desportivo de Chaves, tentou a sorte no ‘coração’ da área flaviense, mas o remate saiu muito por cima do objetivo.

O primeiro golo do Vitória de Guimarães não tardou: depois de um cruzamento de Bruno Gaspar na ala direita, Jota Silva estava no lugar certo, à hora certa, e cabeceou a contar, inaugurando o marcador no municipal de Chaves, aos 20.

A desvantagem motivou os jogadores transmontanos, que, três minutos depois, na primeira grande ocasião de perigo, empataram a partida com um leve desvio do Héctor Hernández, que assinou o 13.º golo na temporada.

Depois de reposta a igualdade, o embate ficou marcado por algumas faltas, com as duas equipas a repartir a posse de bola e a demonstrar vontade em alterar o marcador.

Aos 33, Héctor Hernández desperdiçou uma oportunidade flagrante para os visitados, após Manu perder a bola em zona proibida, mas o ponta de lança dos transmontanos não conseguiu superar o guardião minhoto e rematou à figura.

Do lado dos vimaranenses, João Mendes e Jota Silva foram os grandes protagonistas das ameaças à baliza de Hugo Souza, ainda que sem sucesso.

Já na segunda parte, os visitados voltaram a entrar melhor na partida, com Guzzo a obrigar Charles a uma defesa apertada, digna de registo, aos 51, com um remate bem colocado à entrada da área.

Sem conseguir materializar o esforço em golos, o Desportivo de Chaves acabou por sofrer, depois de o guarda-redes Hugo Souza derrubar Nélson Oliveira na área transmontana. Tiago Silva foi chamado a cobrar a grande penalidade e não falhou, recolocando o Vitória de Guimarães na frente do marcador, aos 63.

Já no período de descontos, no tudo por tudo dos visitados para alterar o rumo da história, depois de um livre ‘estudado’ a favor do Desportivo de Chaves, Kelechi ofereceu o golo a Héctor Hernández, que teve tudo para bisar, mas o remate saiu ligeiramente ao lado do poste da baliza de Charles.


I Liga/ Desportivo de Chaves – Vitória de Guimarães

(declarações)

Declarações após o jogo Desportivo de Chaves – Vitória de Guimarães (1-2) da 26.ª jornada da I Liga de futebol, disputado hoje em Chaves:

- Moreno (Treinador do Desportivo de Chaves):


“Falar de justiça ou injustiça no futebol acho que vale o que vale, aquilo que aconteceu durante o jogo, foi decidido em detalhes, num penálti que deu a vantagem ao Vitória de Guimarães, até aí acho que foi um jogo muito equilibrado.

Na segunda parte, até ao golo do Vitória, de penálti, fomos melhores em situações que tivemos, trabalhadas, a ocupar e procurar espaços que estavam identificados, com o Guzzo nas costas dos dois médios do Vitória. Fizemos 15 minutos equilibrados e com alguma superioridade em bola e em oportunidades, face ao Vitória, e depois aconteceu o penálti que nos tirou muito do jogo, claramente.

Nos últimos 30 minutos ainda conseguimos algumas chegadas, há um lance discutível, um lance do João Correia, na área, que não sei se é ou não penálti, que nos poderia voltar a pôr no jogo.

Como sempre disse, desde o primeiro dia, iria ser muito difícil e continua muito difícil, mas não deitamos a toalha ao chão. Não vou andar aqui a enganar quem gosta do Desportivo de Chaves, a prometer o que quer que seja. Vai ser difícil e resta-nos continuar a trabalhar da forma séria como temos feito, sem dar oportunidade para que nos apontem nada, essencialmente os atletas, têm sido bons profissionais, recebem a mensagem, nada a apontar”.

- Álvaro Pacheco (Treinador do Vitória de Guimarães):


Entrámos aqui com o objetivo, claramente, de tentar chegar ao golo cedo, com uma capacidade ofensiva, com um jogo posicional, principalmente entre linhas, para sermos capazes de ligar dentro, ou por fora, pelos nossos laterais. O Nélson Oliveira teve, principalmente, a sua missão de procurar a profundidade para procurar, também, outro espaço nas costas da linha defensiva, sabíamos que era um aspeto que podíamos aproveitar.

Penso que entrámos muito bem, conseguimos criar algumas oportunidades para chegar ao primeiro golo, quando chegámos foi aquele sentimento de termos conseguido chegar e de estarmos por cima do jogo e há, uma reação, também, do Desportivo de Chaves, pela sua qualidade, também do seu treinador.

Numa transição em que sabíamos ser um aspeto determinante em que o Desportivo de Chaves é muito perigoso, conseguiu fazer o 1-1, foi um murro no nosso estômago. Penso que esta resiliência que esta equipa tem, esta identidade, ir em busca daquilo que é a conquista dos três pontos, ficou demonstrado.

Penso que poderíamos chegar ao intervalo já em vantagem, com o segundo golo, não conseguimos. [No intervalo] disse que na segunda parte tínhamos de manter e aumentar, principalmente, os nossos níveis de agressividade na disputa da primeira e da segunda bolas, depois sermos mais inteligentes no aproveitamento dos espaços para dar muito maior fluidez àquilo que o jogo estava a pedir. Penso que fizemos isto na segunda parte, na perfeição.

[Luta pelos lugares europeus] O nosso sonho é, semana após semana, sermos capazes de disputar e demonstrar a qualidade que esta equipa tem. Tínhamos o grande objetivo para hoje, sermos capazes de fazer 50 pontos, e conseguimos. Estamos felizes, estamos satisfeitos, orgulhosos por aquilo que foi a nossa prestação, é evidente que é um jogo que também nos deixa alguns aspetos importantes para reflexão para nos tornarmos mais fortes.

[Pausa para seleções] Antes preferia, se me dessem a escolher, não haver paragem, gostava que houvesse campeonato. Gosto de competição, gosto de jogo, esta equipa também sente isto, mas já estava [previsto], vamos aproveitar isto da melhor forma”.

Chaves perde em casa com o Guimarães e compromete a manutenção


PARTILHAR:

Moreno espera “um bom dia” de futebol no embate contra o Vitória de Guimarães

Patrimónios da UNESCO juntos, Caretos de Podence e Carnaval de Binche