A Câmara de Chaves anunciou hoje um investimento de 1,3 milhões de euros para substituir 5.400 lâmpadas convencionais por LED e reduzir a fatura energética municipal num valor estimado de 281 mil euros por ano.

O município de Chaves, distrito de Vila Real, disse em comunicado, que “deu início aos trabalhos de substituição de luminárias equipadas com lâmpadas convencionais por luminárias equipadas com módulos LED no concelho”.

Ao todo, salientou, serão substituídas perto de 5.400 luminárias por todo o concelho, com maior incidência no centro histórico da cidade.

O investimento de 1,3 milhões de euros na iluminação pública tem como objetivo “contribuir para a redução da 'pegada de carbono' em cerca de 643,69 toneladas por ano de dióxido de carbono (CO2), bem como a redução da fatura energética municipal”.

O que, acrescentou, se traduz numa “poupança energética anual de cerca 1,5 gigawatt (GWh), estimando-se uma redução de custos com a implementação da medida de mais de 281 mil euros por ano”.

O investimento resulta de uma candidatura ao Programa Norte 2020, para a temática da Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local.

Foto: Dinis Ponteira



PARTILHAR:

Cancelados todos eventos e feiras na CIM Terras de Trás-os-Montes

Cultura propõe elevar a “tesouro nacional” achados do Cabeço da Mina