O Paços de Ferreira empatou hoje 1-1 na receção ao Desportivo de Chaves, em jogo da 15.ª jornada da I Liga de futebol, e agudizou a sua crise de resultados, somando apenas o terceiro empate na prova.

Em dia de estreia de César Peixoto, que regressou ao comando técnico dos pacenses, o Paços de Ferreira não foi além da terceira igualdade na prova, depois de Uilton, aos 75 minutos, ter resgatado o empate, anulando a vantagem alcançada pelos flavienses aos 67 minutos, por intermédio de Juninho.

Com este empate, o Paços de Ferreira permanece no último posto, com apenas três pontos, enquanto o Desportivo de Chaves ocupa um tranquilo nono lugar, com 15.



 I Liga / Paços de Ferreira – Desportivo de Chaves (ficha)

Paços de Ferreira, Porto, 08 jan 2023 (Lusa) – O Paços de Ferreira e o Desportivo de Chaves empataram hoje 1-1, em jogo da 15.ª jornada da I Liga de futebol, disputado em Paços de Ferreira.

Jogo no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.

Paços de Ferreira – Desportivo de Chaves, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Juninho, 67 minutos.

1-1, Uilton, 75.

Equipas:

- Paços de Ferreira: Marafona, Juan Delgado, Nuno Lima, Maracás, Antunes, Holsgrove, Matchoi (Bastien Toma, 80), Luiz Carlos (Adrian Butzke, 72), Uilton (Arthur Sales, 84), Nico Gaitán (Nigel Thomas, 71) e Alexandre Guedes.

(Suplentes: Vekic, Jorge Silva, Ferigra, Rui Pires, Bastien Toma, Nigel Thomas, Arthur Sales, Adrian Butzke e Mauro Couto).

Treinador: César Peixoto.

- Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, João Correia (Habib Sylla, 82), Steven Vitória, Nélson Monte, Bruno Langa, Obiora, João Mendes (Guima, 71), João Teixeira, Luther Singh (Sandro Cruz, 82), Abass Issah (Benny, 70) e Juninho (Jô Batista, 90+3).

(Suplentes: Gonçalo Pinto, Habib Sylla, Sandro Cruz, João Queirós, Carlos Ponck, Guima, Hélder Morim, Benny e Jô Batista).

Treinador: Vítor Campelos.

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Uilton (04), Luiz Carlos (17), Juan Delgado (26), Antunes (28), Abass Issah (29), João Teixeira (37), Holsgrove (53), Maracás (55), Habib (83), Bruno Langa (89) e Paulo Vítor (90+2).

Assistência: 2.466 espetadores.


COMENTÁRIO: Paços empata com Chaves e complica contas da permanência

O Paços de Ferreira iniciou 2023 com um empate 1-1 na receção ao Desportivo de Chaves, continuando sem vencer na temporada, no regresso ao banco de César Peixoto, para a 15.ª jornada da I Liga de futebol.

Juninho adiantou o Chaves, aos 67 minutos, com um remate de fora da área que desviou num defesa local, mas Uilton, aos 75, restabeleceu a igualdade, aproveitando um ressalto junto à área contrária, fixando o resultado final, mais penalizador para os pacenses, a equipa que mais procurou a vitória.

Com este empate, o Paços, último classificado, agora com três pontos, viu a sua situação complicar-se, enquanto o Desportivo de Chaves interrompeu uma série de três derrotas, e é agora nono, com 20 pontos.

A segunda passagem de César Peixoto pelo banco do Paços, apenas novidade por acontecer na mesma temporada, abria alguns sinais de esperança, tendo ainda em conta o peso da decisão do plantel neste regresso, e os primeiros minutos mostraram uma equipa alegre, com o habitual futebol apoiado e boas ligações.

Registaram-se algumas aproximações à área dos flavienses por parte dos locais, que foram a jogo com cinco novidades de início, incluindo os reforços Marafona (guarda-redes), Maracás (central) e Alexandre Guedes (avançado), mas, em rigor, nenhuma delas fez perigar a baliza de Paulo Vítor.

O Chaves, sem ganhar desde novembro do ano passado e com três alterações na equipa inicial relativamente ao último jogo, soube suster o ‘assalto’ pacense nos primeiros minutos e, aos poucos, começou a libertar-se e conseguiu levar a bola e promover algumas movimentações interessantes no meio-campo contrário.

Os forasteiros, com 17 pontos na classificação, dispuseram inclusive da melhor situação para marcar, aos 22 minutos, quando João Mendes recebeu solto na área, mas, aparentemente deslumbrado, perdeu tempo de remate e a oportunidade de inaugurar o marcador.

A resposta dos locais, que continuam carentes de alguém com capacidade de queimar linhas e de transportar a bola até à zona de finalização, surgiu por Uilton, aos 41 minutos, num remate de fora da área, sem preparação, para uma defesa vistosa de Paulo Vítor.

O Paços voltou a entrar mais forte após o intervalo e a oportunidade desperdiçada por Gaitán, aos 46 minutos, ajudou a manter os flavienses no seu meio-campo, mas numa transição, aos 67, conseguiram ganhar vantagem no marcador.

Juninho recebeu a bola sem pressão à entrada da área pacense e rematou para golo, contando com o desvio feliz num defesa contrário.

Os ‘fantasmas’ da Capital do Móvel pareciam abater-se sobre a equipa pacense, mas o empate chegou logo a seguir, aos 75, ajudando a aliviar a pressão, num lance em que Thomas, isolado, atrapalhou-se, mas a bola sobrou para Uilton bater facilmente Paulo Vítor.

O Paços acreditou e ainda tentou a reviravolta, quase conseguida num livre direto de Antunes, aos 90 minutos, somente travado nas luvas do guarda-redes do Chaves, que também podia ter marcado por Jô, valendo atenta e decisiva intervenção do estreante Marafona.



Declarações

Declarações após o jogo Paços de Ferreira–Desportivo de Chaves, que terminou com o empate 1-1, da 15.ª jornada da I Liga de futebol:

César Peixoto (treinador do Paços de Ferreira):

“Jogo equilibrado, com um Chaves, que tem feito um bom campeonato, mais confiante, mas entrámos bem no jogo, com a equipa sempre preparada para reagir à perda, embora condicionados pelos cartões.

Corrigimos algumas coisas ao intervalo. O Chaves teve alguma sorte no golo, num remate que desvia e a bola entra, mas a reação da equipa foi fantástica. Acabámos por fazer um golo e tivemos mais situações em que não fomos felizes. No cômputo geral, um pouco mais de domínio nosso, mas o empate ajusta-se.

Equipa deu uma boa resposta, teve alma e caráter, quem entrou foi para ajudar, mas temos de ter mais tranquilidade na zona de definição. Estou contente com o que vi, mas o resultado não é que o queríamos”.

Vítor Campelos (treinador do Desportivo de Chaves):

“Foi um jogo equilibrado, bem disputado. O resultado aceita-se devido ao que decorreu na partida, mas podíamos ter vencido.

Sabíamos que ia ser um jogo difícil, porque o Paços tem um treinador novo e quando isto acontece há sempre essa energia extra. Para além disso, teve o acrescento de três novos jogadores. O relvado também se portou bem e, por isso, tivemos de ser concentrados, organizados, agressivos e colocar em prática o que treinámos.

Faltou frieza para termos mais tranquilidade. Vínhamos de um resultado desfavorável e senti os jogadores algo receosos. Estamos com algumas limitações, por jogadores lesionados, alguns tiveram de jogar fora das posições, mas estou muito contente com a atitude dos que estiveram em campo”.



PARTILHAR:

Populações exigem reposição de ponte que une Veral e Monteiros no Tâmega

Mirandela vence Taça de Portugal de ténis de mesa feminino frente ao Sporting