O Santa Clara empatou hoje 1-1 na receção ao Desportivo de Chaves, na 29.ª jornada da I liga portuguesa de futebol, com a equipa açoriana, em último, a somar o 16.º jogo seguido sem vencer no campeonato.

Em Ponta Delgada, o Desportivo de Chaves adiantou-se no marcador com um golo do ganês Abass, aos 83 minutos, mas Jordão empatou para o Santa Clara aos 86, um resultado que interrompe uma série de nove derrotas seguidas dos açorianos, mas que não permitiu o regresso aos triunfos.

Assim, o Santa Clara continua em 18.º e último na tabela, com 16 pontos, a seis do Marítimo, que está em zona de disputar o play-off de manutenção, enquanto o Desportivo de Chaves, que terminou o jogo reduzido a 10 por expulsão de Guima, aos 90+1, é 11.º, com 37.


I Liga / Santa Clara – Desportivo de Chaves (ficha)

 O Santa Clara e o Desportivo de Chaves empataram hoje (1-1), em jogo da 29.ª jornada da I Liga de futebol, disputado em Ponta Delgada.

Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

Santa Clara – Desportivo de Chaves, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Abass Issah, 83 minutos.

1-1, Jordão, 86 minutos.

Equipas:

- Santa Clara: Gabriel Batista, Paulo Henrique, Boateng, Nogueira, Sagna (Nanu, 70), Adriano (Kento Misao, 60), Jordão, Costinha (Gabriel Silva, 79), Andrezinho, Ricardinho e Matheus Babi (Tagawa, 78).

(Suplentes: Marcos Díaz, Tagawa, Bruno Almeida, Stevanovic, Nanu, MT, Kento Misao, ítalo e Gabriel Silva).

Treinador: Danildo Accioly.

- Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, Nelson Monte, Ponck, Steven Vitória, Bruno Langa, João Mendes (João Pedro, 90+2), Guima, Benny (Abass Issah, 66), João Correia (Hector, 66), João Teixeira e Juninho (Luther, 78).

(Suplentes: Rodrigo, Luther, Sandro Cruz, Sarr, Abass Issah, Hector, Queirós, João Pedro e Jô Batista).

Treinador: Vítor Campelos.

Árbitro: Ricardo Baixinho (Associação de Futebol de Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para João Teixeira (23), Sagna (31), Nogueira (51), Costinha (73) e Guima (90+1) e cartão vermelho para Guima (90+2).

Assistência: 633 espetadores.


COMENTÁRIO: Jogo equilibrado resulta em empate entre Santa Clara e Chaves

Santa Clara e Desportivo de Chaves empataram hoje a uma bola, nos Açores, em jogo da 29.ª jornada da I Liga de futebol, marcado pelo equilíbrio e por vários lances perigosos de parte a parte.

Os golos do encontro foram apontados por Abass Issah, aos 83 minutos, e Jordão, aos 86. Após o jogo, os açorianos chegam aos 16 pontos e o Chaves aos 37.

Sob o céu cinzento dos Açores, num dia marcado pela chuva e vento, o Santa Clara entrou melhor no encontro, assumindo a iniciativa de jogo e obrigando o adversário a recuar, revelando uma atitude invulgar na equipa esta temporada.

Aos quatro minutos, após um canto, Boateng apareceu livre de marcação mas cabeceou por cima do jogo. Aos 16 minutos, foi a vez de Ricardinho aparecer isolado na área, mas não teve critério para acertar nas redes adversárias.

Após o ímpeto inicial dos açorianos, o Desportivo de Chaves conseguiu subir no terreno e vencer a luta pela posse de bola. A primeira parte foi equilibrada e aberta, com as duas equipas a criarem lances de perigo.

A formação de Vítor Campelos através de transições ofensivas rápidas, e sobretudo via corredor central, conseguiu por várias vezes chegar com perigo à baliza de Gabriel Batista, falhando, contudo, no momento da decisão.

O Santa Clara, por seu turno, mostrando uma garra invulgar, procurou imprimir intensidade ao encontro e dispôs de vários lances perigosos, mostrando superioridade na reação à perda da bola. Aos 44 minutos, por exemplo, a formação da casa esteve muito perto do golo após um cabeceamento de Andrezinho, mas o cabeceamento passou a centímetros da baliza.

Na segunda parte, a partida voltou com a toada do primeiro tempo, com as duas equipas de olhos postos na baliza adversária.

Aos 50 minutos, o Santa Clara podia ter marcado por intermédio de Costinha e dois minutos depois foi o guarda-redes insular que negou o golo de livre direto a Steven Vitória com uma extraordinária defesa.

Com o jogo em aberto, foi o Chaves o primeiro a desbloquear o nulo. Após uma excelente triangulação, João Mendes assistiu de calcanhar e Abass, recém-entrado, atirou para o fundo das redes. O ganês a fazer a diferença vindo do banco, tal como na jornada passada diante do Benfica.

Os açorianos não atiraram a ‘toalha ao chão’ e três minutos depois iriam conseguir restabelecer o empate. Após uma recuperação de bola de Ricardinho, Jordão apareceu livre de marcação na área e finalizou de forma certeira.

Até ao final, o Chaves ficou com menos um elemento (expulsão de Guima aos 90+1) e os açorianos forçaram o golo. Foram várias as tentativas perigosas, mas faltou engenho para a equipa da casa realizar a reviravolta no marcador.


I Liga / Santa Clara – Desportivo de Chaves (declarações)


Declarações dos treinadores após o empate (1-1) entre Santa Clara e Desportivo de Chaves, em jogo da 29.ª jornada da I Liga de futebol, disputado em Ponta Delgada.

- Vítor Campelos (treinador do Desportivo de Chaves):

“Até termos feito o golo, acho que o grande ascendente do jogo foi nosso. Entrámos bem no jogo. Preparamos bem o jogo. Na primeira parte controlamos o jogo e tivemos algumas situações em que aparecemos na cara do guarda-redes, mas demorámos a rematar e desperdiçamos essas oportunidades.

Ao intervalo falamos que tínhamos de continuar a ter mais posse de bola. Tínhamos de aproveitar bem a profundidade. O Santa Clara estava quase sempre na primeira parte a tentar explorar as transições com os jogadores rápidos das alas, principalmente quando tínhamos os nossos laterais subidos.

Na segunda parte, antes de chegarmos à vantagem tivemos algumas situações em que podíamos ter marcado e não marcamos. Depois de termos chegado a vantagem, já ninguém diria que o Santa Clara, até por aquilo que estava a produzir naquele momento, poderia chegar ao empate. Acabámos de sofrer um golo num lance em que não deveria ter acontecido”.

- Danildo Accioly (treinador do Santa Clara):

"Acho que foi claro. Criámos oportunidades. Faltou-nos eficácia para premiar aquilo que os jogadores fizeram e que têm vindo a fazer durante os últimos três jogos para materializar em golos e vitórias [o "bom trabalho"].

Perante um adversário como o Chaves, uma boa equipa e com boas soluções, nós conseguimo-nos bater e praticar um bom futebol. Infelizmente, não levamos os três pontos que acho que merecíamos por tudo aquilo que fizemos. Seria justo. É continuar a nossa luta.

O nosso desafio esta semana foi passar a mensagem aos jogadores de que se transportarmos aquilo que fizemos no Estádio do Dragão [na última jornada] para o jogo de hoje estaríamos próximo de ganhar o jogo. O jogo são 90 minutos, o adversário tem o seu valor e o seu mérito. Cada jogo tem a sua história, mas acredito que os jogadores deram tudo e foram incríveis nas missões que foram pedidas. É com esse espírito, esse caráter e esse compromisso que alimentámos a esperança de nos mantermos na I Liga". 

Chaves empata nos Açores e soma 37 pontos


PARTILHAR:

Programa Especial do Baixo Sabor em fase final de conclusão

Autarca de Vila Real diz que são “inenarráveis” condições em que funciona a PSP