Terminado o carnaval, os caretos despiram os fatos, penduram as mascaras, Podence respira de novo até ao próximo ano. Foram 4 dias de magia em que os caretos receberam um mar de gente na aldeia mais colorida de Portugal, sem recorrer a bandas musicais ou nomes sonantes.

Foram apenas os caretos no mais genuíno carnaval de Portugal, o Entrudo chocalheiro , que impuseram a sua marca tornam-se numa referencia entre todos os carnavais.

Esse marca e essa referencia são hoje (ficou provado pelos milhares de pessoas que todos os dias rumaram a Podence), uma enorme mais valia para toda a região, não só pelo renascer de grupos de caretos em varias aldeias que estavam adormecidos, mas sobretudo pelo impacto que o entrudo chocalheiro tem na economia da região transmontana, com hotéis e restaurantes lotados durante esta quadra.

É urgente pensar numa organização mais profissional de todo evento, se por um lado é necessário manter a tradição e respeitar os limites que o selo UNESCO obriga, por outro lado é necessário atender às exigências de segurança e de bem receber tanto público. É necessário dotar a aldeia de condições básicas e de infraestruturas capazes de receber e acolher tanta gente.

O museu dos Caretos e um pavilhão multiusos capaz de acolher o evento em tempo de chuva são necessidades prementes, mais parques de estacionamento e mais WCs são necessidades urgentes, parece evidente que a Associação de Caretos, Junta de freguesia e Município devem repensar o modelo de organização, ponderar uma estrutura mais profissionalizada.

A magia dos caretos fazem acontecer o resto. 

Video: Marta Pereira, Fotos: José Luis Santos




Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Homem e mulher constituídos arguidos por suspeita de furto de uma viatura

Alunos de Mogadouro regressam à escola após paragem de um dia devido à neve