O município de Macedo de Cavaleiros preparou para domingo uma receção aos Caretos de Podence elevados hoje a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A comitiva que se deslocou a Bogotá, na Colômbia, onde foi feito o anúncio, regressa no domingo e será aguardada no aeroporto do Porto pelos tradicionais mascarados e por uma delegação do Turismo do Porto e Norte de Portugal, com horário previsto das 15 horas, como indicou hoje o vice-presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Pedro Mascarenhas.

Para as 18:00 está prevista uma receção com “uma pequena festa” nos Paços do Concelho, que serve de reconhecimento aos protagonistas do tradicional Entrudo Chocalheiro de Podence, aldeia do Nordeste Transmontano.

Logo na segunda-feira a comitiva dos caretos será recebida pelo Senhor Presidente da República numa audiência prevista para as 14 horas.

 “Mas a festa não é agora, a festa começa agora e vai-se estender até ao Entrudo. Vão ser dois ou três meses de festa”, indicou o autarca.

O próximo Entrudo Chocalheiro decorre entre 22 e 25 de fevereiro.

Depois do reconhecimento internacional, Pedro Mascarenhas espera que “os caretos não mudem nunca e se mantenham fiéis àquilo que sempre foram”.

“Aquilo que vai mudar certamente é o número de visitantes. Não temos duvida que, apôs este reconhecimento, sendo os caretos já bastante conhecidos, a partir de hoje vão ser ainda mais conhecidos, vai haver uma maior curiosidade em conhecer e em perceber o que são os caretos de Podence”, considerou.

Pedro Mascarenhas entende que “quem já viu os caretos fora de Podence, no Porto, em Lisboa ou no estrangeiro, não percebe o que é um careto de Podence enquanto não o vir no seu meio natural, que é a aldeia de Podence”.

“E eu estou mesmo convencido que é o que as pessoas vão querer, é saberem o que é um careto de Podence em Podence e certamente no próximo Entrudo vamos ter um aumento enorme de visitantes”, afirmou.

Como dado importante para quem quer visitar Podence no carnaval, o Diário de Trás-os-Montes tem indicação de que já estão esgotados quase todas as unidades hoteleiras em acedo de Cavaleiros e Podence.

 Podence foram declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A decisão foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre até sábado, em Bogotá, na Colômbia.

Os tradicionais mascarados do Entrudo Chocalheiro da aldeia do concelho transmontano de Macedo de Cavaleiros passam a estar integrados numa lista mundial onde Portugal já tem o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os chamados “Bonecos de Estremoz”.

Texto: Lusa e António Pereira

Fotografia: Bruno Taveira



PARTILHAR:

Miranda do Douro instala painéis informativos interativos

Reações, testemunhos e agradecimentos aos Caretos de Podence