A Direção da Casa de Trás-os-Montes e Alto decidiu atribuir o Prémio Literário Prof. Doutor Adriano Moreira, a Nuno Nozelos, a título póstumo, pela grandeza e importância da sua obra.

Os membros do Júri analisaram toda a sua obra e concluíram que tem absoluto mérito literário e cultural, e votaram pela atribuição do " Prémio Literário Prof. Doutor Adriano Moreira, a Titulo Póstumo" ao escritor Nuno Álvares Pereira da Conceição Nozelos.

A Direção da Casa de Trás-os-Montes e Alto-Douro pretende que este justo reconhecimento seja um contributo para a recuperação da sua extraordinária obra literária, cujo mérito justifica a sua leitura e estudo pelos seus conterrâneos, transmontanos, alto-durienses, e pelos portugueses em geral.

Na biblioteca de Municipal Sarmento Pimentel em Mirandela vai estar patente uma exposição de homenagem a este grande escritor entre o dia 15 novembro e 31 dezembro.

A Câmara Municipal de Mirandela criou o Prémio Literário Nuno Nozelos, na modalidade do conto, e o Grémio Literário de Vila Real fez uma justa homenagem na publicação de um In Memoriam antológico, como “o maior e o mais importante contista pós-torguiano".

Nuno Álvares Pereira da Conceição Nozelos, Nuno Nozelos (1931-2017), nasceu em Fradizela (concelho de Mirandela), e notabilizou-se como escritor, jornalista e conferencista. Tem publicadas as seguintes obras literárias:

Iniciação (1963)

Retrato (1964)

Gente da Minha Terra (1967) 3ª edição

Canto Aberto (1973)

Ambos, Afinal… (1973)

A Cidade e Eu, Poeta (1978)

Histórias ou Algo Mais (1985)

Vozes Distantes (1987)

Soçobrado (1992)

Delações Poéticas (1996)

Ecos de Nordeste (2000)

Musa Preterida (2001)

Relatos Nebulosos (2003)

Contos Nordestinos do Natal (2008)



PARTILHAR:

Moncorvo lança campanha para apoiar comércio tradicional

PSD confrontou o Governo sobre os problemas do distrito de Bragança