O protocolo assinado entre a Câmara de Macedo de Cavaleiros e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS), com vista à criação do Serviço de Urgência Básica no hospital local, prevê o fim do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) nos centros de saúde do distrito de Bragança após as 22 horas.

De acordo, com o ponto três do protocolo \"os centros de saúde, assegurarão a sua actividade, designadamente a consulta aberta, para dar resposta aos casos agudos não programáveis, das 8 horas às 22 horas, todos os dias úteis, e das 9 horas às 15 horas, aos fins-de-semana e feriados, a partir do próximo dia 25 de Abril\".

O acordo foi assinado pelo presidente da Câmara, mas a situação está a preocupar alguns autarcas da região, que consideram que Beraldino Pinto não devia ter viabilizado um assunto que diz respeito aos outros concelhos, porque não está mandatado para o efeito.

\"Nós queremos ter atendimento no centro de saúde até às 20 horas, também ao fim-de-semana\", referiu José Santos, autarca de Freixo de Espada-à-Cinta. Opinião semelhante tem Artur Pimentel, de Vila Flor. Ao JN, referiu que no seu concelho haverá um médico disponível 24 horas por dia para atender os utentes, mesmo que, a partir das 22 horas, o atendimento seja telefónico.

Beraldino Pinto considera que estão a tirar-se \"conclusões erradas\" e a \"fazer interpretações abusivas\" sobre um assunto que não foi discutido ou abordado. \"Nada no protocolo faz antever o fim dos serviços de atendimento permanente nos centros de saúde, porque até fala em consultas abertas\" explicou. No entanto, o autarca admite que a alínea em causa era \"dispensável\".

A Coordenadora da Sub-Região de Saúde de Bragança, Berta Nunes, explicou que os SAP nos centros de saúde não vão encerrar sem estarem criadas alternativas no terreno de mais qualidade, sejam situações urgentes, emergentes ou situações agudas. Com a reestruturação dos serviços de saúde, o distrito vai passar a dispor de Serviço de Urgência Médico-Cirurgica (Bragança), Serviço de Urgência Básica (Macedo de Cavaleiros). A emergência pré-hospitalar será reforçada com helicóptero SIV (Macedo de Cavaleiros), e ambulâncias SIV, que em conjunto com a Viatura Médica de Emergência e Reanimação vão cobrir todo o distrito de uma forma rápida. Até aqui, os SAP recebiam situações urgentes, mas com a reestruturação vão deixar de o fazer.



PARTILHAR:

Dias 12 e 13 de Maio

Prognóstico reservado