O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, confirmou hoje à Lusa que concorre a um segundo mandado pelo PS para concluir projetos em andamento e depois regressar à medicina.

Quando há quatro anos ganhou esta Câmara do distrito de Bragança à coligação PSD/CDS-PP, o médico ortopedista recorda que “diziam que não seria mais que uma barriga de aluguer” para dar lugar ao socialista Pedro Mascarenhas, que foi vice-presidente e acabou por demitir-se em desacordo com o presidente eleito.

O primeiro mandato ficou marcado pelas demissões de dois vereadores eleitos pelo partido socialista, Pedro Mascarenhas e Elsa Escobar.

Benjamim Rodrigues salienta que não só cumpriu o mandato que assumiu em 2017 como entende que tem de voltar a candidatar-se por lhe parecer que ainda não está terminado o trabalho iniciado neste primeiro mandato.

O autarca recandidato lembra que os dois primeiros anos foram para acertar as contas e reequilibrar as finanças do município.

“Quando cheguei, o pagamento médio a fornecedores era de quase um ano, agora é feito num mês”, exemplificou.

Se for eleito, Benjamim Rodrigues, quer no próximo mandato “criar estabilidade económica” e concluir projetos em andamento”, nomeadamente obras de requalificação e criação de novas infraestruturas e equipamentos no concelho.

A aposta no Ensino Superior faz parte também das propostas do candidato, assim como a sustentabilidade verde, nomeadamente ao nível do turismo, num concelho que tem nas praias fluviais e natureza do Azibo um dos locais mais procurados da região.

A apresentação oficial da candidatura será feita a 01 de agosto, como disse à Lusa.

Benjamim Rodrigues tem 48 anos e é médico ortopedista, atividade que, depois de eleito presidente da Câmara, vai exercendo “ocasionalmente” ao nível da cirurgia e consultas gratuitas.

Regressar à prática clínica é o horizonte do candidato depois da passagem pela vida política.

O concelho de Macedo de Cavaleiros tem 17.800 eleitores que, nas autárquicas de 2017, deram quatro eleitos ao PS e três ao PSD/CDS-PP no executivo municipal.

Para as eleições de 26 de setembro estão confirmadas as candidaturas de Benjamim Rodrigues pelo PS, Nuno Morais pelo PSD/CDS-PP, Carlos Cunha pela CDU, Rui Pacheco pelo Chega e de Rui Vaz, um militante e antigo dirigente do PS que avança como independente com a candidatura “Unidos por Macedo”.



PARTILHAR:

Presidente da República foi ao funeral de dois bombeiros em Vinhais

Aprovada lei do PS que perdoa Câmaras que não cumpriram à risca regras do PAEL