Após o anúncio da decisão do Instituto Politécnico de Bragança criar a “Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar” em Chaves, não faltaram reações positivas, entre elas do Presidente da CIM do Alto Tâmega, do Município de Chaves e do Presidente da Junta de Freguesia de Vidago.

Segundo João Noronha, Presidente da CIM do Alto Tâmega e do Município de Ribeira de Pena “a criação de uma Escola Superior no Alto Tâmega é um passo decisivo para a região que se vê assim dotada de mais capacidade para fixar e capacitar a sua população, atrair mais pessoas e captar mais investimento empresarial”.  A criação desta escola está em linha com a estratégia definida e apresentada pelos seis Municípios do Alto Tâmega em 2018, onde a Capacitação e a Incorporação de Conhecimento na valorização do Endógeno, foi considerada como o eixo mais importante a desenvolver.

“O Alto Tâmega está de Parabéns! Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar vão poder contar com uma Escola Superior do IPB”.

Esta nova escola ficará localizada no “Campus da Água”, cuja localização será inicialmente tripartida entre as Instalações do AquaValor, as Instalações da Escola Profissional de Chaves e também as instalações do Balneário Pedagógico de Vidago.

Também Nuno Vaz, presidente da autarquia de Chaves manifestou hoje a sua “enorme satisfação, esta decisão vem dar resposta e colmatar fragilidades do Alto Tâmega, que é a inexistência de formação ao nível do ensino superior”, e ao mesmo tempo  de “afirmação territorial , inovação e valorização dos nosso recursos endógenos”.

O autarca prossegue "é a resposta do IPB há nossa solicitação, numa parceria de proximidade que se iniciou há mais de 3 anos, e que traduz já hoje num projeto comum, que engloba também a Universidade de Vigo, Inesctec, e outros parceiros ligados à temática da água”

Nuno Vaz enfatiza “a enorme esperança em iniciar este processo de reversão de esquecimento de décadas a que fomos votados pelo anterior parceiro, que abandonou este território, que teve falta de visão estratégica”

A concluir Nuno Vaz refere que “Este projeto tem uma ambição maior, para além de trazer conhecimento e a inovação para o território, vem colocar a competição do lado das empresas, instituições, todos numa perspetiva de futuro, para além do cluster da água que é importantíssimo, mas também a afirmação, o querer, o crescimento e a inclusão de valor acrescentado a todos os sectores”

A nova Escola Superior, focada na valorização do cluster da água e do termalismo, iniciará o seu ciclo de formação graduada especializada com 3 Licenciaturas: Direção HoteleiraFisioterapia e Termalismo, e ainda Restauração. Em paralelo, o Instituto Politécnico de Bragança irá também manter os vários Cursos Técnicos Superiores Profissionais que já estão em funcionamento, nomeadamente “Termalismo”, “Informática”, “Restauração e Inovação Alimentar”, “Estética, Cosmética e Bem-Estar”, “Promoção Turística e Cultural”, e “Qualidade e Tratamento de Águas e Efluentes” e vários cursos de Pós-Graduações.

Também o Presidente da Junta de Freguesia de Vidago, não ficou indiferente à noticia dada em primeira mão pelo ontem pelo Diário de Trás-os-Montes. Rui Branco ficou “alegremente surpreendido, não tinha conhecimento, apesar da existência do Balneário Pedagógico de Investigação e de Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago, (ver foto acima)  não esperava uma solução tão potenciadora para o território, mas fico satisfeito, esta solução vem dar uma maior utilidade a estas instalações de excelência, não só para Vidago, mas para todo o concelho de Chaves e todo o Alto Tâmega”.

“Esta escola irá trazer mais gente para o território e valorizar toda a região, é um dia histórico para esta terra”, concluiu Rui Branco.



PARTILHAR:

Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua animou “Sons no verão”

Fundação La Caixa, BPI e FCT investem 2,5 ME em projetos no interior