Em Janeiro de 2012 o Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro (CITMAD) vai organizar um encontro entre várias empresas da região e organizações de apoio à Internacionalização, para uma troca de experiências.
O i-CITMAD trata-se de um projeto de internacionalização, aprovado no âmbito do ON2 e cofinanciado pelo FEDER, em desenvolvimento desde 2010.

Tem como objetivo a adesão do Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro às principais redes internacionais de apoio à inovação, ao empreendedorismo e à internacionalização.

Através das parcerias entre o CITMAD e essas organizações internacionais, os projetos apoiados pelos Gabinetes de Inovação poderão expandir o seu negócio além fronteiras. O i-CITMAD será, ainda, responsável por receber e orientar empreendedores provenientes de outros países, que queiram internacionalizar os seus negócios para Portugal.

A adesão a estas redes internacionais, principalmente europeias, posiciona o CITMAD numa situação privilegiada no acesso aos fluxos de informação, a apoios comunitários e internacionais, o que levará a uma captação de fundos para a região. Além disso, estas relações internacionais poderão potenciar o surgimento de novos parceiros, que possam auxiliar as empresas da região de Trás-os-Montes e Alto Douro a acederem aos mercados externos através de ações como, por exemplo, join ventures e prestação de serviços.

O CITMAD é uma associação sem fins lucrativos criada em 2008, por 71 das mais importantes empresas da região dos sectores público e privado. Atualmente acolhe o Business Innovation Centre de Trás-os-Montes e Alto Douro (BIC-TMAD), certificado pela European Business Network (EBN). Recentemente, o CITMAD formalizou uma parceria com a Câmara de Comércio, Negócios e Indústria do Mercosul, organização presente na América do Sul.

Para além destas valências, o CITMAD participa no programa de internacionalização Soft Lading Project, desenvolvido pela EBN, através do qual os empreendedores da região de Trás-os-Montes podem internacionalizar os seus projectos.



PARTILHAR:

S. Martinho de Angueira

Redução de 14% no caudal