As praias fluviais do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, têm registado uma procura cada vez mais elevada por parte dos banhistas, na sua grande maioria oriundos de outros concelhos da região Norte, como Amarante, Vila Real, Marco de Canavezes, Bragança, Alfândega da Fé e Vila Flor.

A autarquia local acredita que este aumento da procura está relacionado com a recente campanha de sensibilização levada a cabo nos dois últimos fins-de-semana pela própria Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, em colaboração com a GNR e escuteiros locais, e que visa informar os utilizadores das parias do Azibo sobre as formas de usufruírem daqueles espaços sem necessitarem de prejudicar o ambiente.

Segundo Manuel Cardoso, o vereador da autarquia macedense que coordena as acções se sensibilização, no passado dia 15 (um sábado), entre as 9h30 e as 18h00, entraram para as várias áreas de lazer do Azibo, sobretudo para as duas praias, 700 viaturas e alguns autocarros. Mas no dia seguinte, domingo, dia 16, aquele número quase duplicou: 1350 viaturas.

Em contrapartida, no sábado passado, já depois de iniciada a campanha de sensibilização, entraram mil viaturas nos acessos à Área de Paisagem Protegida do Azibo, enquanto que no domingo aquele número duplicou.

No entanto, após o apuramento dos resultados, obtidos a partir dos inquéritos então realizados pelas entidades envolvidas naquela campanha, chegou-se à conclusão que apenas 10 por cento dos utentes eram oriundos do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Os restantes 90 por cento dos utilizadores daqueles espaços tinham várias origens: Amarante, Marco de Canavezes e Vila Real foram as terras de fora do distrito com maior representatividade. Do distrito, o maior número de utilizadores procedia de Alfândega da Fé, Bragança e Vila Flor.



PARTILHAR:

Satisfação e preocupação

Compras ao domingo