Já iniciou a obra de reabilitação do edifício do antigo do Cineteatro de Chaves, para dar lugar a um espaço multiusos, onde será implementado um Laboratório Experimental e Sensorial da Água.

O “Aquanatur Palace”, como será designado, será um espaço de investigação e inovação, onde será possível a interação, experimentação e aprendizagem em torno da água e contará, no local, com um 'Lab Tech' do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

A empreitada, orçada em cerca de 1 milhão e 800 mil euros, foi adjudicada à empresa J da Silva Faria, Lda., estando prevista a sua conclusão em janeiro de 2021.

Com esta intervenção, este edifício emblemático, encerrado há 34 anos, será transformado num espaço polivalente, com características multiusos, que albergará de uma forma permanente uma componente museológica relacionada com a temática da água termal.

No espaço, poderão também ser realizadas atividades de caráter pontual, tal como espetáculos, feiras, exposições, seminários ou congressos.

Esta obra faz parte integrante do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Chaves, beneficiando de um investimento cofinanciado a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (Norte 2020).



PARTILHAR:

Trás-os-Montes espera pelo Conselho de Ministros a 27 de fevereiro

UTAD integra consórcio europeu que pretende reforço da coesão territorial