A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Norscut e a Egis lançaram hoje um concurso de empreendedorismo para "estimular o desenvolvimento de novos conceitos" de tecnologia e ambiente na Autoestrada 24 (A24), que liga a Galiza a Viseu.

"A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários juntou-se ao Concurso A24 Empreender e Inovar, uma iniciativa da Norscut e da Egis, de forma a estimular o desenvolvimento de novos conceitos e oportunidades de negócio em duas categorias: 'Autoestrada e a Tecnologia' e 'Autoestrada e Ambiente'2”, pode ler-se num comunicado hoje divulgado.

De acordo com o texto, o valor do prémio em concurso é de 30.000 euros, "sendo atribuídos dois prémios por categoria – o valor do 1.º Prémio é de 10.000 euros e do 2.º Prémio é de 5.000 euros", e as candidaturas podem ser entregues até 20 de fevereiro.

"A ideia é que o projeto vencedor possa ser testado na A24, com vista à implementação. A gestão do tráfego, da manutenção, do património e dos equipamentos fazem parte da lista de problemáticas em que estes projetos devem incidir", indica o comunicado.

Também são objeto do concurso problemáticas como "as energias alternativas, a sinalização, a paisagem e meio ambiente, os túneis e sistemas de incêndio e a vigilância e deteção de acidentes e avarias".

Segundo Alexandre Meireles, presidente da ANJE, a ideia é "potenciar a entrada no mercado de novos talentos e o empreendedorismo sustentável com preocupação ambiental continua a ser também um dos objetivos".

Já a Norscut refere que o concurso "é mais um contributo para assegurar um impacto social e ambiental positivo, modernizando e colocando a A24 na vanguarda das melhores praticas e padrões internacionais", e a Egis considera-o "uma oportunidade para atrair os melhores, para gerar conhecimento, aplicá-lo e até, potencialmente, escalar essa aplicação a nível internacional".

No concurso "podem participar empreendedores, empresas, empresários em nome individual, trabalhadores independentes e universidades", devendo as propostas ser "inéditas, originais e, acima de tudo, exequíveis", adequando-se "ao modelo de negócio da autoestrada A24".

A decisão sobre os projetos vencedores de cada categoria acontece no dia 07 abril e a cerimónia de entrega do prémio terá lugar no dia 23 do mesmo mês.

A A24 tem uma extensão total de 157 quilómetros, ligando Trás-os-Montes à Beira Alta, entre a fronteira com Espanha em Vila Verde da Raia (Chaves, distrito de Vila Real) e a cidade de Viseu.



PARTILHAR:

Zona Industrial de Carrazedo de Montenegro terá investimento de 1M€

Detido em flagrante um homem de 37 anos por tráfico de droga