A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foi recebida, ontem, em Vila Real, com protestos por parte de um pequeno grupo de professores, e de várias dezenas de alunos.

Enquanto os docentes empunhavam faixas onde se podia ler \"Professores e educadores todos juntos por um estatuto profissional valorizado\", os alunos eram mais directos, gritando, simplesmente \"Está na hora da ministra ir embora\".

Maria de Lurdes Rodrigues respondeu às palavras de ordem, com um sorriso, apelidando a recepção de \"simpática\" e garantindo que \"o ministério está a trabalhar para encontrar soluções mais adequadas a cada escola\".

Para a ministra, os protestos contra as aulas de substituição são \"problemas residuais\". Lembrou, ainda, que depois de uma reunião com os responsáveis dos conselhos executivos da região Norte, se concluiu, que \"em muitas escolas já se conseguiu reduzir para zero por cento o incumprimento do programa escolar\".

Maria de Lurdes Rodrigues deslocou-se a Vila Real para assinar um protocolo de cedência de um pavilhão desportivo do Instituto do Desporto para um agrupamento de escolas local.

Também ontem, em Bragança, perto de 200 alunos das três escolas secundárias fizeram greve às aulas como forma de protesto contra as novas medidas impostas pelo Ministério da Educação.

Os jovens das escolas secundárias Emídio Garcia, Abade Baçal e Miguel Torga estão contra as aulas de substituição, que consideram uma perda de tempo pois era mais útil poderem ir para casa estudar nessas horas, exigem a manutenção da época de exames em Setembro e dizem que faltam condições nas escolas do interior, ao nível de equipamento e material, nomeadamente para leccionar disciplinas de artes e desporto.

Os alunos fizeram uma marcha pelas ruas da cidade, até ao edifício do Governo Civil de Bragança,onde entregaram em mãos ao governador civil, Jorge Gomes, um documento com as assinaturas dos participantes na manifestação e um rol das reivindicações, que pretendem ver entregue nas mãos da ministra. Os protestos decorrem sem qualquer registo de desacatos



PARTILHAR:

45 camas destinadas a idosos

A iniciativa partiu da Junta