A Unidade de Internamento de Murça, inserida na Rede Nacional de Cuidados Continuados, abre em Dezembro no hospital da Misericórdia local, com 45 camas destinadas aos idosos e doentes dependentes, anunciou o provedor.

Belmiro Pereira, que falava no decorrer da assinatura em Vila Real de um protocolo entre a Santa Casa da Misericórdia de Murça e os ministérios da Saúde e Segurança Social, disse que a unidade de cuidados continuados abre as portas a 2 de Dezembro com 25 funcionários.

Segundo este responsável, a unidade está instalada no Hospital de Cuidados Continuados de Murça, o qual já se encontra pronto a funcionar desde 1 de Fevereiro de 2005. Belmiro Pereira frisou que esta unidade hospitalar representa um investimento de quatro milhões de euros, dos quais 449 mil euros foram comparticipados pelo programa Saúde 21.

Em Julho o Ministério da Saúde anunciou a criação, ainda neste ano, de 1.100 camas para apoiar doentes crónicos e dependentes, no âmbito das experiências-piloto da Rede de Cuidados Continuados Integrados. Estas camas estarão espalhadas por Unidades de Convalescença (388), Unidades de Internamento de Média Duração (283), Unidades de Internamento de Longa Duração (391) e Unidades de Cuidados Paliativos (38), em todos os distritos portugueses. A rede de cuidados continuados deverá ficar dotada até 2016 com mais de 16 mil novas camas em todo o país.

O distrito de Vila Real vai dispor ainda de duas Unidades de Convalescença, em Vila Pouca de Aguiar e Valpaços, com 36 camas.

Para 2007 admite-se que possam surgir novas unidades em outros concelhos do distrito de Vila Real.



PARTILHAR:

Emprego e Schengen mudaram a emigração

Alunos fizeram uma marcha