A empresa Águas do Norte deu por concluídas as obras de reabilitação das barragens de Vale Ferreiros e do Salgueiral, no concelho de Torre de Moncorvo, onde foram investidos 450 mil euros, foi hoje anunciado.

"Estas infraestruturas estão sob gestão da concessionária do Sistema Multimunicipal da Abastecimento de Água e Saneamento do Norte de Portugal, a Águas do Norte, e foram alvo de uma intervenção de reabilitação de cerca de 450 mil euros, financiadas em 200 mil pelo Fundo Ambiental", indicou a empresa numa nota enviada à Lusa.

Segundo a Águas do Norte, o projeto incluiu os trabalhos de reabilitação das duas infraestruturas, construídas pelo município de Torre de Moncorvo na década de 80 do século passado, "pelo que foram necessárias as intervenções de conservação e reabilitação no sentido de prolongar a sua vida útil em condições de segurança e eficácia".

"Com a entrada a em vigor do Regulamento de Segurança e Barragens (RSB), estas obras foram sujeitas a estudos de segurança e de avaliação de conformidade que ditaram a necessidade legal de realização de intervenções agora efetuadas, assegurou a empeça concionaria das barragens de Vale Ferreiros e do Salgueiral, no distrito de Bragança.

As intervenções incidiram na beneficiação das duas barragens transmontanas com intervenções nos descarregadores de cheias e sua zona terminal de restituição na linha de água, limpeza das linhas dos taludes, encontros, bacias de dissipação e canal de aproximação do descarregador de cheias.

Foram ainda reabilitadas as torres de tomada de água e sistemas de descarga de fundo, modificação do sistema de bombagem dos caudais percolados e implementação do sistema de observação preconizado no Plano de Observação.

"As intervenções efetuadas irão permitir a captação de água nas torres de tomadas de água a vários níveis, que permitirá uma gestão do nível de captação mais versátil e que deverá atender aos níveis de qualidade de água da albufeira. A instalação de novos equipamentos permitirá também uma gestão de água bruta com menos perdas e com maior controlo de qualidade, imprescindível em períodos de seca", indicou a Águas do Norte.

A Barragem do Salgueiral é construída em terra com aproximadamente 21 metros de altura e cerca de 135 metros de comprimento no coroamento. O coroamento da barragem tem cinco metros de largura.

Já a Barragem de Vale Ferreiros situa-se junto da povoação de Carviçais e trata-se de uma barragem de terra que abrange uma bacia hidrográfica com 3,92 quilómetros quadrados de área, tem uma altura máxima de 20 metros acima da fundação e é constituída por um aterro, com perfil zonado, com 320 metros de comprimento no coroamento.

A Águas do Norte integra o Grupo AdP - Águas de Portugal e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em alta, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 municípios que integram este sistema.



PARTILHAR:

EDP entregou 1350 máscaras à Câmara de Boticas para entregar à Misericordia

Mesão Frio vai recuperar Miradouro do Imaginário em forma de barco rabelo