A Câmara de Mesão Frio vai recuperar o Miradouro do Imaginário, situado a uma altitude de 145 metros, e que irá reproduzir a forma de um barco rabelo, num investimento de 60 mil euros, anunciou a autarquia.

“O futuro miradouro reproduz a forma de um barco rabelo, homenagem simbólica do município aos navegadores desta embarcação, e transmite a ideia de que se está a navegar sobre o rio Douro”, destacou a autarquia de Mesão Frio, no distrito de Vila Real, na sua página oficial na rede social Facebook.

O rabelo é um barco de rio de montanha. A embarcação típica do rio Douro tradicionalmente transportava as pipas de vinho do Porto desde aquela região até Vila Nova de Gaia e ao Porto, onde o vinho era armazenado e posteriormente comercializado para outros países.

Para a Câmara de Mesão Frio, este local inserido no concelho de Mesão Frio, em plena ‘Porta do Douro’, “é um anfiteatro voltado à Região Demarcada, visitado, anualmente, por milhares de turistas”.

“Estão reunidas as condições para que, muito em breve, os turistas e os amantes de fotografia possam usufruir deste local de paragem obrigatória, com vista para cenários idílicos”, destaca ainda.

A autarquia explica que a estrutura está projetada para exibir acabamentos em aço corten, material que possui diferentes agentes químicos na sua composição, reconhecido pela resistência à ação corrosiva, o que torna toda a estrutura mais resistente e duradoura.

O comunicado refere que os serviços técnicos do município “concluíram o projeto de arquitetura para a obra de recuperação do Miradouro do Imaginário, que muito brevemente será uma realidade”.

O projeto aguarda agora pela emissão de pareceres das entidades externas ao município, pode ler-se.

À agência lusa, a autarquia explicou que aguarda os pareceres da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), das Infraestruturas de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR Norte).

A fonte acrescentou que o prazo para o início da execução da obra está dependente “da aprovação das entidades externas e da aprovação global do projeto”.

O custo estimado da intervenção é de 60 mil euros, adiantou também.



PARTILHAR:

Águas do Norte reabilitou duas barragens em Torre de Moncorvo por 450 mil euros

PSD critica Governo por quebra no combate à vespa das galhas do castanheiro