A Concelhia do CDS-PP de Mirandela não vai apresentar lista ao processo eleitoral que visa a eleição de membros da Assembleia da Comunidade Urbana (ComUrb) de Trás-os-Montes, marcado para o próximo dia 17.

Os centristas defendem que o acto eleitoral proposto pela Comissão Instaladora \"não respeita a legislação em vigor sobre as ComUrb, bem como o funcionamento dos seus órgãos e respectivas competências\", afirmou Nuno Sousa, presidente daquela concelhia. Esta tomada de posição é tomada como \"uma forma de protesto político\", face \"à clara ilegalidade e a um total desprezo por parte de alguns autarcas do PSD no que se refere à legitimidade de um acto eleitoral democrático\", referiu.

Na prática, cada ComUrb tem um círculo eleitoral e a lei determina que são os partidos que apresentam listas no âmbito desse círculo. O que está a acontecer com o regulamento é que os partidos apresentam listas dentro das assembleias de cada município, criando vários círculos eleitorais.

Também a CDU não vai avançar com nenhuma lista, pelo mesmo motivo. Os responsáveis por este partido avançaram com uma queixa para o Tribunal Administrativo de Mirandela.



PARTILHAR:

Próximo dia 17-12-2004

Acabar com os excessos