O elevado número de acidentes graves na avenida Vasco da Gama, em Vila Flor, obrigou a Câmara a colocar semáforos limitadores de velocidade. A medida foi anunciada em Maio, na sequência do despiste de uma veículo ligeiro em que morreu um jovem de 17 anos, e deverá estar concretizada em meados deste mês, altura previsível para os semáforos começarem a funcionar.

Apesar de a avenida possuir quatro faixas de rodagem - duas em cada sentido e com um separador central -, é fértil em despistes de viaturas, sobretudo em dias chuvosos. Trata-se de uma recta que permite carregar no pedal do acelerador e que, para quem desce, acaba numa curva à esquerda, junto ao edifício Europa, onde já morreram algumas pessoas e muitas outras ficaram feridas.

As bandas sonoras instaladas no pavimento nunca impuseram o respeito desejado, tendo, até, sido arrancadas. A Câmara entendeu que a colocação de semáforos limitadores de velocidade seria a única maneira de travar os aceleras, para além de regular o trânsito.

Mas o presidente da autarquia, Artur Pimentel, quer esperar para ver, pois tem a sensação de que \\"não será fácil\\" acabar com os excessos, \\"enquanto as mentalidades não mudarem\\".



PARTILHAR:

«Acto não respeita a legislação»

José Brinquete