Tenho quase a certeza de que a muitos daqueles que lêem este texto, quando deparam com o seu título, logo lhes surgiram na ideia as imagens de um certo jogador de futebol que mostrava esta interrogação inscrita na sua camisola, quando marcava um golo na baliza adversária.
Prova evidente da enorme influência do fenómeno do jogo da bola na nossa vida quotidiana, é o que diria aqui um qualquer sociólogo, ou um daqueles sabichões que espalham opinião em tudo o que é palanque.
Não era no entanto minha intenção aflorar semelhante
assunto quando escolhi este título, mas já que para aqui me desviei, não vou daqui sair sem raspar na coisa, a modos de dizer, e perguntar porque será que um assunto da vida pessoal
de um indivíduo, e o facto de ele jogar ou não num clube, ocupa tanto espaço nos meios de comunicação social e nas conversas dos portugueses.
Será porque não existem outras preocupações ? Ou será que porque elas existem, muitos vão buscar esta para não ligar a um ror de outras, em atitude que muito jeito dá a uns poucos ?
Talvez por esta e outras posturas do género, podemos agarrar nesta interrogação e fazer quase um almanaque de tantas páginas como as de uma lista telefónica, só no que diz respeito à vida neste nosso belo país.
Mas se vossemecê é um daqueles que só acredita quando vê, repare pois então se faz o obséquio em seu redor, atente um pouco, e logo verá. Eu por mim, ando com esta muito conhecida interrogação a matutar-me a mioleira e agarrada a muitos assuntos, mas não lhe encontro resposta.
Mais não seja como curiosidade, e para lhe atezanar um pouco o espírito, vou dar-lhe alguns exemplos:
Porque será, que Portugal ocupa o primeiro lugar da Europa em tudo o que é tabela de coisas más, como os casos de Sida, de analfabetismo, de consumo de álcool, de acidentes rodoviários, de falta de cuidados de educação e saúde ?
Porque será, que Portugal ocupa o último lugar da Europa em tudo o que é tabela de coisas boas, como o nível de vida, a qualidade do meio ambiente, os hábitos dos cidadãos, ou as regras do civismo ?
Porque será quem em Portugal gente como mágico meio maluco Alexandrino que põe tudo firme e hirto como uma barra de ferro, ou a toda maluca de corpo aberto, Linda Reis, que fala com o além, e tem artes de tirar por encomenda o “ apetite” aos homens, têm enormes tempos de antena na televisão ?
Porque será que todos os governos de há trinta anos para cá, prometem reformas estruturais, mas todas a adiam, mudando tudo, mas ficando tudo na mesma ?
Porque será que os impostos são pagos cada vez mais por quem os não pode pagar, enquanto os que os podem pagar, os não pagam ?
Porque será que as fábricas vão à falência, enquanto aumenta o número de carros de luxo a rolar por aí afora, e há uns poucos cada vez mais ricos, enquanto muitos estão cada vez mais pobres ?
Palavra de honra que se não tivesse de acabar por aqui, apetecia-me continuar pela folha abaixo, e olhe que bem o podia, mas fico-me assim, até porque não gosto de ser chato,
ainda que ás vezes o seja e isso me dê gosto.
Porque será ?
Porque será ?

Porque será ?
+ Crónicas
Publicada em: 04/03/2021 - 21:44
Publicada em: 20/02/2021 - 14:07
Publicada em: 15/02/2021 - 09:49
Publicada em: 06/02/2021 - 15:27
Publicada em: 31/01/2021 - 09:51
Publicada em: 23/01/2021 - 12:57
Publicada em: 16/01/2021 - 14:24
Publicada em: 08/01/2021 - 18:41
Publicada em: 31/12/2020 - 17:16
Publicada em: 19/12/2020 - 15:15