Teresa A. Ferreira

Teresa A. Ferreira

Fabulosa Pintura Mural em Agrochão – Vinhais

 

Agrochão – Vinhais

Fui acompanhando, à distância, o decorrer dos trabalhos de conservação e restauro da pintura mural existente na Capela de Nossa Senhora do Areal, em Agrochão, aldeia e freguesia do município de Vinhais, distrito de Bragança, feitos por Joaquim Inácio Caetano, grande especialista na área da conservação-restauro de pintura mural, Professor Doutor no Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Assim que soube do término dos trabalhos, e pude tirar férias, desloquei-me a Agrochão, 2 de agosto de 2021, para poder ver a pintura, interpretá-la e recolher imagens de tão importante legado do século XVI. Fiz-me acompanhar por Maria Isabel Morais, Docente e Licenciada em História D’Arte, que me ajudou na leitura e interpretação de tão magnífica pintura. Tive o privilégio de ser acompanhada pela Leandra Pereira, funcionária da Junta de Freguesia de Agrochão, e pelo Sr. João Carvalho, em tão memorável visita. Foi um dia repleto de boas emoções e surpresas. O meu coração, batia loucamente a cada novidade que encontrava. Posso-vos asseverar: saí muito mais rica de Agrochão!

Pudemos verificar que os traços são de grande perfeição e requinte, levando-nos a constatar que este painel - de pintura mural -, foi executado por um bom mestre, desconhecendo-se o nome do autor. A delicadeza dos rostos, das mãos e as três cenas em que se enquadra todo o retábulo, revela-nos um trabalho de excelsa qualidade, dentro da pintura mural.

Ao centro, do painel, temos a representação da coroação de Nossa Senhora, ladeada por dois monges, de ordens religiosas diferentes, que nos pareceram desintegrados da realidade, sendo que um deles tinha a cabeça rapada, o que não era habitual à época; do lado direito, a anunciação do Anjo a Maria, não faltando a pomba e o chão quadriculado, representando o quarto onde dormia quando lhe apareceu o Anjo; do lado esquerdo, os pais de Nossa Senhora, Sant’Ana e São Joaquim abraçados, e uma imagem no extremo esquerdo, onde se pode ver parte do rosto e uma mão, de uma delicadeza ímpar, levando-nos a aventar que poderá ser feminina. As três cenas marianas estão delimitadas por colunas e aludem a supostos locais onde tal tenha acontecido. Apurámos tratar-se de uma representação iconográfica de um retábulo fingido, tendo como objetivo mostrar a vida de Maria.  

Este tipo de arte sacra – pintura mural -, era utilizado quando os recursos monetários escasseavam, não retirando valor à obra e mérito ao mestre executante.

A Capela de Nossa Senhora do Areal só abre ao público no primeiro domingo de agosto. Para visitarem tão importante Capela e desfrutarem da ímpar beleza da pintura mural, assim como de toda a envolvência do Santuário, contactem a Junta de Freguesia de Agrochão.

 

Texto e fotos:

© Teresa do Amparo Ferreira, 02-09-2021

 

Foto 1: Painel completo da pintura mural

 

Foto 2: Coroação de Nossa Senhora

 

Foto 3: Pormenor da coroação de Nossa Senhora

 

Foto 4: Anunciação do Anjo a Maria

 

Foto 5: São Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora

 

 


Partilhar:

+ Crónicas