João Gabriel Martins

João Gabriel Martins

A Juventude está de volta!

António Carvalho conta com a melhor coligação.

Em 2013, as novas gerações políticas tiveram a oportunidade de estar de igual para igual, nas eleições autárquicas. Por conta da limitação de mandatos, hoje sabemos que, pelo menos em ciclos de 12 anos, os nossos lideres de órgãos autárquicos têm que ser renovados. Acredito por isso, que os mais jovens assumam hoje, uma importância cada vez mais relevante na renovação dos quadros políticos na nossa sociedade.

Apesar de ser capital de distrito, o concelho de Vila Real sente (infelizmente), cada vez mais, a inexistência de oportunidades profissionais para os mais jovens, o que faz com que estes não se fixem nas freguesias do nosso território, procurando alternativas noutros concelhos. A população residente torna-se mais envelhecida e por isso por cá, o conceito de fazer política para jovens, tem cada vez menos influência.

Mas há muitos jovens que são resilientes. Os que não abandonaram os seus concelhos. E muitos deles são autênticos porta-estandartes de tradições e identidades de onde são naturais, ou onde optaram por dar rumo às suas vidas. Os diversos projetos políticos, aquando da preparação de uma candidatura autárquica, deviam ter este facto em conta. Até porque é reconhecido hoje, que muitos dos melhores quadros políticos dos diversos partidos, se encontram nas faixas etárias mais novas.

António Carvalho e o PSD de Vila Real, tiveram a ambição de convidar imensos jovens, que aceitaram prontamente, em pertencer às respetivas candidaturas aos vários órgãos autárquicos. Melhor exemplo que este, não poderia existir. Foi esse um dos motivos que me levou a ter também aceite o convite para integrar a lista candidata à Câmara Municipal de Vila Real, que o reconhecido professor vila-realense lidera.

Não tenho conhecimento de nenhuma candidatura a órgãos autárquicos de algum concelho de Portugal, que até hoje tivesse sucesso, sem garantir a estrita colaboração com a juventude. O professor António Carvalho de forma inteligente percebeu isso e lida com a juventude do nosso concelho como de uma coligação se tratasse. Estas garantias são uma realidade. Devido à sua determinação em ser o próximo presidente do Município de Vila Real, o professor António Carvalho começou com o pé direito, baixando a média de idades dos candidatos, que tem sido elevadíssima no interior de Portugal.

A discriminação relativa sobre a frase “ainda é muito novo”, penso que já não tem lugar em pleno século XXI. Um projeto autárquico que mobilize Vila Real em todas as áreas, necessita de ser como o de António Carvalho: um verdadeiro compromisso jovem!


Partilhar:

+ Crónicas