No próximo dia 20 de Fevereiro, pelas 17h e 30m, inaugura-se na Biblioteca Municipal Dr. António Maria Mourinho, em Miranda do Douro, integrada no 10.º Festival de Sabores Mirandeses, a exposição fotográfica e documental: O Foral de Miranda: modelo dos forais novos de Trás-os-Montes.

A referida exposição é constituída por 30 ilustrações fotográficas de páginas de rosto dos remanescentes originais transmontanos e por outros fólios do Liuro dos Foraes Nouos da Comarqua de Trallos Montes, bem como por cerca de 20 trabalhos de investigação sobre os forais transmontanos da autoria de Olinda Santana. O evento ficará patente ao público mirandês e ao público em geral de 20 de Fevereiro a 20 de Abril de 2009, na Biblioteca Municipal Dr. António Maria Mourinho, em Miranda do Douro.

Na mesma sessão, será, ainda, apresentado o livro: Registo do Foral Manuelino de Miranda do Douro da investigadora da UTAD, Olinda Santana.
Na referida obra, a autora estuda e edita o Registo do Foral Novo de Miranda do Douro concedido por D. Manuel I, a 1 de Junho de 1510, na vila de Santarém.

O mencionado diploma manuelino ocupa um lugar de destaque na estrutura do Liuro dos Foraes Nouos da Comarqua de Trallos Montes, Leitura Nova 44 (Direcção-Geral de Arquivos da Torre do Tombo), porque é o primeiro foral do Liuro e o modelo da maior parte dos forais novos transmontanos reunidos no citado Liuro de Registos do século XVI.

O Registo do Foral Manuelino de Miranda é um testemunho expressivo da forma de viver das gentes mirandesas no dealbar da modernidade.



PARTILHAR:

PJ surpreende ex-imigrante

«Pólos de competitividade»