Quatro famílias carenciadas de Miranda do Douro têm casa “nova” graças a um trabalho de voluntariado e ao financiamento da concessionária das barragens do Douro e da Câmara Municipal deste concelho do distrito de Bragança.

A empresa Movhera financiou com 25 mil euros e a autarquia com 15 mil euros, um total de 40 mil euros, no âmbito de um protocolo que envolveu também a Just a Change, que abrange o programa ‘Camp In’, para voluntários maiores de idade, no formato de campo de férias.

O município divulgou hoje que esta parceria permitiu viabilizar a reabilitação ou reconstrução das habitações de quatro famílias sinalizadas pela equipa de ação social da Câmara Municipal nas freguesias de Malhadas, Póvoa, Picote e Sendim.

“Sob o mote ‘Reabilitar Casas e Reconstruir Vidas’, foram 15 dias intensos de mobilização, trabalho e convívio com a comunidade local”, afirma o vice-presidente da Câmara, Nuno Rodrigues, para quem esta iniciativa é reveladora do propósito de “contribuir para o desenvolvimento e para o combate à pobreza energética e habitacional no concelho”.

O autarca espera que este exemplo seja capaz de “ajudar a mobilizar agentes locais para sinalizar casos de pobreza habitacional e futuramente aplicar os critérios da Just a Change para selecionar os casos que serão alvo de intervenção”.

A Just a Change, refere a autarquia, é uma associação sem fins lucrativos que já reabilitou “centenas de casas e instituições em Portugal” com a mobilização de “milhares de voluntários dentro e fora do país”.

“Esta associação desenvolve também vários programas de intervenção que permitem a atuação em diversos contextos em paralelo, potenciando assim o impacto social e a coesão social nas comunidades locais”, acrescenta.

Foto: DR



PARTILHAR:

Portimonense vence Chaves na abertura da sétima jornada da I Liga

CIM quer audiência com novo ministro da Saúde sobre maternidade de Bragança