O Vitória de Guimarães goleou hoje o Desportivo de Chaves por 5-0, em jogo da oitava jornada da I Liga de futebol, resultado que deixa os vimaranenses provisoriamente no terceiro lugar.

No jogo que marcou a estreia caseira do treinador Álvaro Pacheco, o Vitória chegou ao intervalo a vencer já por 3-0, com golos de João Mendes (03 minutos), Tomás Hendel (43) e Jota (45+2), tendo André Silva (53) e Manu (90+1) anotado os restantes golos, perante um Chaves que vinha de duas vitórias consecutivas e que ficou reduzido a 10 aos 44, por expulsão, com segundo amarelo, de Ygor Nogueira.

Com este triunfo, o Vitória sobe provisoriamente ao terceiro lugar, com 19 pontos, os mesmos do FC Porto, quarto e que ainda vai jogar nesta jornada, enquanto o Chaves e 14.º, com sete.


I Liga / Vitória de Guimarães – Desportivo de Chaves

(ficha)

 O Vitória de Guimarães venceu hoje o Desportivo de Chaves por 5-0, em jogo da nona jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Guimarães.

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória de Guimarães – Desportivo de Chaves, 5-0.

Ao intervalo: 3-0.

Marcadores:

1-0, João Mendes, 03 minutos.

2-0, Tomás Händel, 43.

3-0, Jota Silva, 45+2.

4-0, André Silva, 53.

5-0, Manu Silva, 90+1.

Equipas:

- Vitória de Guimarães: Bruno Varela, Jorge Fernandes, Manu Silva, Tomás Ribeiro, Bruno Gaspar (Miguel Maga, 77), Tomás Händel (Nélson da Luz, 85), Dani Silva, João Mendes (Nuno Santos, 66), Ricardo Mangas (Afonso Freitas, 77), Jota Silva e André Silva (Alisson Safira, 66).

(Suplentes: Charles, Miguel Maga, Borevkovic, Afonso Freitas, Zé Carlos, Nuno Santos, Nélson da Luz, Alisson Safira e Adrián Butzke).

Treinador: Álvaro Pacheco.

- Desportivo de Chaves: Hugo Souza, Bruno Rodrigues, Steven Vitória, Ygor Nogueira, Carraça (Sanca, 46), Guima (Bruno Langa, 46), Rúben Ribeiro (Morim, 82), Sandro Cruz, João Correia, Rúben Lameiras (João Pedro, 46) e Héctor Hernández (Kelechi, 66).

(Suplentes: Rodrigo Moura, Queirós, Bruno Langa, Kelechi, Morim, João Pedro, Paulo Victor, Sanca e Jô).

Treinador: Moreno.

Árbitro: Fábio Veríssimo (Associação de Futebol de Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Rúben Ribeiro (21) e Ygor Nogueira (27 e 44). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Ygor Nogueira (44).

Assistência: 12.984 espetadores.


COMENTÁRIO:

Vitória controla do princípio ao fim e goleia Chaves

O Vitória de Guimarães marcou cedo, controlou sempre as operações e goleou hoje o Desportivo de Chaves por 5-0, em partida da nona jornada da I Liga portuguesa de futebol, e ascendeu provisoriamente ao terceiro lugar.

A equipa vimaranense adiantou-se no marcador aos três minutos, por João Mendes, e dilatou a vantagem perto do intervalo, por Tomás Händel, aos 43, na sequência de um lance em que o flaviense Ygor Nogueira foi expulso, ao rasteirar Jota Silva, o autor do terceiro golo, aos 45+2.

Numa partida disputada sob chuva, os anfitriões voltaram a fazer abanar as redes transmontanas, com golos de André Silva, aos 53, e de Manu Silva, aos 90+1, asseguraram o quarto triunfo seguido em jogos oficiais e igualaram, à condição, o FC Porto no terceiro lugar, com 19 pontos, ao passo que o Chaves, 14.º, com sete, averbou a primeira derrota para o campeonato com Moreno a treinador.

Contratado pelos vitorianos aos flavienses no mercado de transferências de verão, João Mendes ameaçou o golo aos 47 segundos, num remate de fora da área, antes de marcar pelo terceiro jogo consecutivo para a I Liga, na conclusão de uma rápida jogada que envolveu Bruno Varela, Bruno Gaspar e Jota Silva, na assistência.

Na estreia de Álvaro Pacheco como treinador do Vitória em jogos no Estádio D. Afonso Henriques, os minhotos continuaram a trocar a bola no meio-campo contrário, perante um oponente que perdeu várias vezes a bola junto à sua área, e aproximaram-se do segundo golo aos 28 minutos, num remate de Jota Silva a rasar o poste.

No regresso de Moreno a Guimarães, para defrontar um clube que representou por 11 temporadas enquanto jogador e entre julho de 2022 e agosto de 2023 como técnico principal, o Desportivo de Chaves criou o seu lance mais perigoso aos 35 minutos, num 'disparo' de Rúben Ribeiro travado com muita dificuldade por Bruno Varela, mas ficou arredado da discussão do jogo em cima do intervalo.

Assistido por Dani Silva, Tomás Hândel enquadrou-se com a baliza e rematou em arco para o fundo das redes, no culminar de um lance que incluiu a rasteira de Ygor Nogueira a Jota Silva, motivo para o defesa central ver o segundo cartão amarelo e ser expulso.

O Vitória de Guimarães aproveitou a inferioridade numérica transmontana para se instalar no meio-campo adversário até ao intervalo e foi premiado com mais um golo: Jota Silva entrou na área, após passe longo de João Mendes e atirou a meia altura, fora do alcance de Hugo Souza.

Moreno trocou Guima, Rúben Lameiras e Carraça por Bruno Langa, João Pedro e Sanca após o intervalo, mas a formação 'azul e grená' raramente incomodou a defesa vimaranense, tendo ainda sofrido mais um golo, por André Silva, num encosto a concluir uma triangulação com João Mendes e Ricardo Mangas, lateral que se estreou pelo Vitória em jogos para o campeonato.

O ritmo da partida decaiu nos 30 minutos finais, período em que a bola esteve mais longe das balizas e a chuva regressou, após a ‘trégua’ do início da segunda parte, mas Manu Silva teve ainda tempo para se estrear a marcar pelo Vitória, de ombro, após canto de Dani Silva.


I Liga / Vitória de Guimarães – Desportivo de Chaves

(declarações)

 Declarações após o Vitória de Guimarães–

Desportivo de Chaves (5-0), jogo da nona jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães:

- Álvaro Pacheco (treinador do Vitória de Guimarães):

“Estamos no caminho certo, no sentido de criar uma equipa com espírito de conquista. Ainda temos muito de caminhar. Temos muito de crescer e de aprender. Temos de estar satisfeitos com o que acabámos de conquistar e de nos focar para onde queremos ir. Isso é importante para o Vitória conseguir os objetivos. Temos de continuar a crescer.

Deixa-me muito orgulhoso ver uma equipa muito proativa, com agressividade, com bola, mas também a retirar espaços ao adversário. Fizemos uma primeira parte fantástica. Fizemos três golos e poderíamos ter feito mais. Tentámos não baixar a intensidade de jogo. A nossa equipa foi capaz de marcar mais dois golos. Estamos de parabéns pela exibição que fizemos, mas são só três pontos.

(É relevante ocupar o terceiro lugar neste momento?) Não. Temos de perceber de que forma conquistámos os três pontos, para transportar isso para o próximo treino. Temos de perceber o que nos tem ajudado a ser mais fortes. O nosso grande foco é o presente e o dia a dia. A minha convicção é a de que vamos fazer uma caminhada muito bonita, mas temos de olhar para o presente”.

- Moreno (treinador do Desportivo de Chaves):

“Em relação ao jogo, faltou-nos tudo. Preparámos o jogo bem, mas o Vitória fez o golo no terceiro minuto e já tinha mandado uma bola ao poste, após uma perda de bola que não poderíamos ter. Em vantagem, o Vitória sente-se mais confortável. Tivemos de alongar a equipa mais cedo do que queríamos e sabíamos que isso era um risco. Tivemos uma reação boa ao primeiro golo e poderíamos ser mais eficazes nas chegadas à área. Depois do segundo golo e da expulsão, ficou tudo muito mais difícil. Dou os parabéns ao Vitória pela vitória justa. Foi melhor do que nós.

Espero que seja uma aprendizagem para o futuro. A semana correu bem, mas a resposta foi esta. Vou-me apresentar [no trabalho] com a motivação normal. É com estes atletas que vamos à luta, mas a luta é difícil. Vai ser uma época difícil. Este resultado merece reflexão e a responsabilidade é minha.

Não queria um resultado muito desnivelado. Os nossos atletas trabalham bem e não lhes tenho nada a apontar pelo trabalho durante a semana. Mas, em competição, cometemos erros que não podemos cometer. Não tivemos tanta bola quanto o que queríamos. Neste momento, quero sobretudo proteger os nossos atletas. Sabendo que é com estes atletas que vamos à luta até janeiro, não quero mais ruído. O que está em questão não é a derrota, mas a forma como fomos derrotados.

Regressar a Guimarães, à minha cidade, é sempre especial. Tenho uma enorme gratidão pelo homem e treinador que sou ao Vitória. Gostava de regressar com outro resultado, mas não foi possível”.

Vitória de Guimarães goleia Desportivo de Chaves


PARTILHAR:

ASAE apreende mais de 4 mil litros de óleo de bagaço de azeitona

A luta pelo hospital uniu autarcas e centenas de populares em Chaves