A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) vai promover, durante o verão, visitas guiadas a castelos e igrejas de Trás-os-Montes situados junto à fronteira, para dar a conhecer cada um dos monumentos, divulgou hoje aquele organismo.

\"Visita ao Património Monumental de Fronteira\" é o nome do projeto que arranca no último fim de semana de junho e se prolonga até meados de setembro, abrangendo um total de nove monumentos dos concelhos de Torre de Moncorvo, Mogadouro, Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Vimioso e Vila Nova de Foz Coa.

\"Esta iniciativa traduz-se num conjunto de visitas guiadas a alguns dos mais importantes monumentos da região do Leste de Trás-os-Montes\", refere a DRCN, num comunicado enviado à Lusa, em que realça \"o inestimável valor patrimonial\" destes monumentos, \"bem como a sua inegável importância histórica\".

Estas visitas guiadas, ainda segundo aquele organismo, \"terão também uma forte componente histórica, sendo acompanhadas e comentadas por Nelson Rebanda, técnico superior da DRCN, historiador e especialista do património do nordeste português\".

Nestas visitas, as pessoas terão a oportunidade de conhecer a história, as curiosidades e os pormenores que rodearam a vida de cada monumento.

No primeiro fim de semana, de 30 de junho e 01 de julho, a Igreja Matriz de Torre de Moncorvo é o monumento a visitar, seguindo-se o Castelo de Mogadouro, a 07 e 08 de julho, a Igreja Matriz de Adeganha (Torre de Moncorvo), a 14 e 15 de julho, a Igreja de Santo Cristo de Outeiro, em Bragança, a 21 e 22 de julho e, no fim de semana seguinte, a Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta.

O ponto de passagem no primeiro fim de semana de agosto é a Antiga Sé de Miranda do Douro, seguindo-se, já em setembro, a Igreja Matriz de Vila Nova de Foz CÎa, o Castelo de Algoso, em Vimioso, a 08 e 09 de setembro e a 15 e 16 o Castelo de Miranda do Douro.

Os interessados em participar poderão obter mais informações no sítio, na Internet, da DRCN, no endereço www.culturanorte.pt.



PARTILHAR:

Futuro de Portugal «dependerá da qualidade da emigração»

No âmbito da geminação