A Câmara de Vila Pouca de Aguiar prevê investir 1,7 milhões de euros para apoiar 61 famílias carenciadas do concelho através da reabilitação de casas e construção de habitações, anunciou hoje a autarquia.

Em reunião de câmara foi aprovado o acordo de colaboração entre o município de Vila Pouca de Aguiar e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que “irá permitir soluções habitacionais para 61 famílias que ainda não têm habitação condigna no concelho”.

A iniciativa vai concretizar-se no âmbito do programa 1.º Direito, criado pelo Governo.

“Através da reabilitação de casas e construção de habitações, a autarquia irá contribuir para que 127 aguiarenses possam viver com dignidade”, afirmou, em comunicado, a câmara do distrito de Vila Real.

Entre as medidas a implementar, prevê-se a construção de oito habitações, a reabilitação de quatro imóveis destinados a pessoas com vulnerabilidade e em situações de dependência, e a reabilitação do parque habitacional do município.

O valor total do investimento estimado é de 1,7 milhões de euros. Deste valor, o IHRU prevê disponibilizar cerca de 1,6 milhões de euros, sendo 804 mil euros não reembolsável e 802 mil euros em empréstimo bonificado.

O acordo tem a duração máxima de seis anos.

O programa 1.º Direito visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.



PARTILHAR:

Autarca da Régua acredita que reativação Linha do Douro vai ser realidade

Melhores Apps para Apostas em Futebol