Depois dos concelhos durienses terem optado pela divisão, a ComUrb de Trás-os-Montes está a dar os primeiros passos

Ontem, em Vila Pouca de Aguiar, os quinze municípios transmontanos que irão integrar a Comunidade Urbana (ComUrb) de Trás-os-Montes, estiveram reunidos e apresentaram as linhas orientadoras e os estatutos desta nova unidade territorial.

Hoje termina o prazo a primeira fase do processo de descentralização de competências determinado pelo Governo, que preconiza a livre associação de municípios com o objectivo principal de desenvolver as regiões nacionais. Mas em Trás-os-Montes e Alto Douro este processo ainda está visivelmente atrasado, devido à indefinição que se criou quanto à criação de uma ou duas comunidades.

Para o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, este atraso verifica-se devido ao facto de os municípios ontem reunidos defendiam a criação de uma única comunidade urbana na região transmontana. Esta possibilidade não avançou, por causa dos 15 municípios durienses que preferiram dividir o território e integrar a ComUrb do Douro.

A ComUrb de Trás-os-Montes integra os concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Vinhais, Vimioso, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro (distrito de Bragança). Do distrito de Vila Real, aderiram os concelhos de Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Valpaços, Boticas e Montalegre, que fazem parte do Alto Tâmega.

Apesar de ter participado nas reuniões da ComUrb Douro, o concelho de Vila Flor, está em dúvida e ainda não decidiu a qual comunidade irá aderir.



PARTILHAR:

Mota Andrade na lista

Más de 5.000 portugueses