Vidago presta homenagem ao maior benemérito da vila com publicação de livro sobre percurso de Bonifácio Alves Teixeira.  Após 111 anos do seu falecimento, obra literária destaca percurso único deste ilustre vidaguense.

“Partilhar, através das letras, a história fabulosa de um ser humano notável, um humanista com uma visão límpida do mundo e da sociedade”. Foi com este propósito que um grupo de amigos se reuniu para publicar um livro de tributo àquele que consideram o maior benemérito de Vidago, de forma a perpetuar no tempo e na memória coletiva as suas ações e percurso de vida.

A sessão de apresentação da obra literária, que reúne investigação vertida em textos de seis co-autores - Paulo Jorge Ligeiro Santos (prefaciador), Júlio Rodrigues Silva, Teresa Magalhães Cruz, Adelina Cristina Fernandes, António Pires de Almeida e João Rodrigues Silva - teve lugar no passado domingo no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Vidago, perante uma sala cheia, onde estiveram também alguns familiares do homenageado.

O livro conta o percurso de vida de Bonifácio Alves Teixeira em Portugal e no Brasil e a opinião dos autores é unânime: este é um justo e merecido tributo ao maior benemérito de todos os tempos na vila de Vidago, um homem de caracter altruísta, bondoso e notável, que, muito à frente no tempo, há mais de cem anos apresentava já uma visão estratégica de desenvolvimento, centrada na edução, no ensino e na cultura.

No seu discurso, o Presidente da Câmara de Chaves deixou palavras de agradecimento e estímulo aos “seis ilustres vidaguenses que em boa hora decidiram perpetuar para gerações futuras a história de Vidago”. Referindo-se ao testamento de Bonifácio Alves Teixeira, para Nuno Vaz “representa a transmissão às gerações vindouras de uma matriz identitária, marcada pelos valores do humanismo, do universalismo e da justiça, mas também da renovada vontade de superação, que obriga quotidianamente a perpetuar a sua vontade na tentativa de contruir coletivamente um país solidário, coeso, onde ninguém fica para trás, independentemente da sua condição humana”.

Academia Vidaguense

À margem da apresentação pública do livro, um dos autores da obra, Paulo Santos, anunciou a criação de uma Academia em Vidago, para recolha, preservação, arquivo e divulgação do património da vila.



PARTILHAR:

Projeto Life Maronesa quer combater as alterações climáticas e prevenir fogos

Diretor do município de Macedo de Cavaleiros multado por pagar sem visto do tribunal