A Modabarr, uma microempresa têxtil nascida em Barroso, vai abrir uma loja no centro de Bruxelas, no âmbito de uma parceria estabelecida com a Câmara da capital belga. A inauguração do espaço, situado numa zona destinada a criadores de moda, acontecerá no próximo dia 1 de Março.

Além de vestuário, a loja da Modabarr em Bruxelas irá também comercializar produtos agro-alimentares típicos desta região.

\"Decidimos adoptar uma estratégia comercial no centro da Europa porque constatámos que os nossos produtos despertavam interesse em várias feiras internacionais em que participámos, nomeadamente na Bélgica, em França e na Itália\", revela a responsável pela empresa, Agnés Ellouz, uma belga residente na região de Barroso há vários anos.

A Modabarr foi criada em 1990, no âmbito de um projecto da Cooperativa Trote Gerês, associação cultural sedeada em Cabril, (Montalegre) para combater o êxodo humano da região. Em traços gerais, esta empresa caracteriza-se pela transformação de matérias-primas tradicionais da região de Barroso tais como o burel, o linho e a lã em peças de arte, que, no entanto, podem ser usadas no dia-a-dia. Actualmente, emprega três mulheres, entre as quais a sua responsável. Além de Chaves, a produção da Modabarr está também à venda em Coimbra, no Fundão e em Lisboa. Com a abertura da nova loja em Bruxelas, Agnés Ellouz acredita que terá forçosamente que contratar mais funcionárias.



PARTILHAR:

Com prisão efectiva

Vila-realense concorre à direcção