Até Outubro próximo, deverá ser formalizada a criação da estrutura que será responsável pela promoção turística da região Norte de Portugal, organismo que aglomerará, então, seis das extintas regiões de turismo (entre as quais se contam as do Alto e Verde Minho e do Nordeste Trasmontano), num total de 84 municípios.

De acordo com Francisco Sampaio, que, após mais de um quarto de século à frente da Comissão Regional de Turismo do Alto Minho, foi indigitado pela tutela para conduzir os trabalhos até à eleição do presidente da Comissão Instaladora (CI) da futura Agência Regional do Norte, o referido acto eleitoral deverá ter lugar entre os próximos dias 15 e 16. Nele participam 11 elementos. A saber um representante de cada uma das extintas regiões de turismo, assim como representantes a designar pela Associação de Municípios (ANMP), Área Metropolitana do Porto, ADETURN, Associação da Hotelaria de Portugal e pelo Governo.

\"Uma vez encontrado o presidente da CI, cargo ao qual optei por não me candidatar, essa pessoa terá 180 dias para elaborar os estatutos da futura agência, o que estimamos que ocorra até Outubro\", vincou Sampaio, assinalando que \"tudo se orienta para uma transição pacífica\". O dirigente, que falava, ontem, à margem do programa dos Domingos Gastronómicos de Paredes de Coura, disse acreditar que a sede da agência venha a ser instalada \"no Castelo de Santiago da Barra (Viana do Castelo)\".

Aludindo a certame que se pauta pela defesa de \"importante património cultural\" - que, desta feita, contemplou uma homenagem a Aquilino Ribeiro -, o autarca courense, Pereira Júniro, defendeu a manutenção do programa dos \"Domingos\" \"Trata-se de iniciativa de vital interesse para o turismo da região\".



PARTILHAR:

Obrigaria ao abate de árvores

Número de emigrantes sobe 50% na Europa