Durante uma hora, chuva torrencial e grazino de três trovoadas em simultâneo provocaram inúmeros prejuízos e estragos avultados na agricultura em Souto da Velha, Torre de Moncorvo. 

A estrada esteve cortada entre Souto da Velha e o Felgar, só com a intervenção dos bombeiros foi possível restabelecer a circulação.

As pessoas da aldeia queixam-se que ninguém lhes diz nada nem ninguém se preocupa com eles, “só esteve aqui o sr. Presidente da União de Freguesias, ninguém da proteção civil nem da câmara de Torre de Moncorvo, isto aqui foi um diluvio”, “parecia o inferno concentrado em chuva e pedra que destruiu tudo” diz o antigo tesoureiro da Junta sr. José Seixas.

José seixas mais o amigo Luís Lopes, tiraram fotos para ajudar as pessoas a documentar esta “tragédia que se abateu, alguns ficaram sem nada, sem batatas, cebolas, melão, melancia, vinha toda destruída e até muros”   

A D. Fernanda Topete estava desolada, fala em prejuízos enormes nas hortas, caminhos em algumas habitações, com portas estragas e telhados levantados em algumas garagens, “prejuízos vários por toda aldeia e ninguém quer saber”.  “A campanha da azeitona ficou para metade” lamenta, nós vivemos disto, toda aldeia foi afetada, uns vizinhos mais que outros”.

A filha, Cláudia Topete registou em fotografia o “grande susto que apanhou, com a água a atingir 1.6 metros de altura em pouco tempo, nunca tinha isto nada assim”, uma hora a chover e pedra com uma trovoada assustadora aqui em cima da aldeia.

Fotos de Luis Lopes e Cláudia Topete

 

Actualização:

Da Câmara de Torre de Moncorvo recebemos "Um Direito de Resposta" que passamos na integra nas imagens abaixo.

No entanto destacamos o seguinte "... a Protecção Civil Municipal esteve presente na ocorrencia do Souto da velha com um dos intervinientes da protecção civil local, o Presidente da Junta de Freguesia, e através da principal força da Protecção Civil Municipal, os Bombeiros Volntários de Torre de Moncorvo que procederam à limpeza dos acessos públicos que se encontravam intransitáveis" . 

E ainda "No que diz respeito aos prejuizios causados na agricultura, até a data (16.07.2019) não chegou nunhum pedido de ajuda ou informação dos danos à Câmara municipal para esta enviar as autoridades competentes, sendo que também não tivemos conhecimento que os particulares em questão ou outros comunicassem esses prejuizos à Zona Agraria de Moncorvo."

 

Actualização:

Câmara Municipal e Freguesias comunicam estragos causados pelas trovoadas no concelho de Torre de Moncorvo

Câmara Municipal e Freguesias comunicam estragos causados pelas trovoadas no concelho de Torre de Moncorvo

O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, o responsável pela Proteção Civil Municipal, José Meneses, o Presidente da União de Freguesias de Felgar e Souto da Velha, Vítor Vieira, e o Presidente da União de Freguesias de Adeganha e Cardanha, José Manuel Moreiras, reuniram no passado dia 23 de julho com a Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, para a informar dos estragos causados pela trovoada que se fez sentir no dia 13 de Julho, nestas freguesias, e saber quais as medidas compensatórias que podem vir a ser aplicadas para minimizar os prejuízos.

Na reunião foi referido pela Diretora Regional que a compensação dada, em outros concelhos afetados pelas trovoadas é de 15€, no máximo, por cada hectare de vinha.
A Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte esteve em Torre de Moncorvo no âmbito do colóquio “O Investimento Agrícola na Região de Torre de Moncorvo – Balanços e Perspetivas”, inserido II Exposição de Empresas Emprego e Empreendedorismo.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Encontro Jovens em Bragança de 10 a 14 de agosto

Câmara de Bragança atribuiu apoios a bombeiros sem critérios e sem controlo