Os distritos de Vila Real e Bragança apresentam hoje um risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto a maior parte do restante território tem um risco elevado.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apenas o distrito de Faro apresenta um risco moderado, à semelhança da ilha de São Miguel e a das Flores, nos Açores.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Para hoje, o IPMA prevê para o norte de Portugal continental céu pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade por nuvens altas a partir da tarde.

Para as regiões do centro e sul aguarda-se também céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado até final da manhã no Algarve, onde poderão ocorrer períodos de chuva fraca.

Para os Açores, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado e períodos de chuva fraca no final do dia.

Na Madeira é esperado céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros fracos e pouco frequentes nas vertentes norte e nas zonas montanhosas.

Atenção: Pólenes muito elevados no continente nos próximo sete dias
As concentrações de pólenes no ar vão estar em níveis muito elevados em todas as regiões de Portugal continental nos próximos sete dias, segundo o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Para a semana de 21 a 27 de abril, preveem-se para as regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro e de Entre Douro e Minho concentrações muito elevadas, com predomínio dos pólenes das árvores pinheiro, carvalho e bétula e cipreste e das ervas urtiga e gramíneas, parietária e tanchagem.



PARTILHAR:

Remessas dos emigrantes subiram 15,6%

Souto Moura e Siza Vieira à conversa em Bragança já amanhã