O município do Peso da Régua implementa a partir de sexta-feira uma rede de transportes públicos urbanos, com duas linhas, que quer melhorar a mobilidade e retirar carros da cidade, anunciou hoje o presidente.

José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara do Peso da Régua, afirmou que o serviço de transportes urbanos visa melhorar a mobilidade nesta cidade do distrito de Vila Real.

Com este circuito urbano pretende-se contribuir para a descarbonização e melhorar o fluxo de trânsito da cidade, retirando mais carros do interior desta localidade duriense.

O serviço conta com dois autocarros e tem duas linhas - a verde e a vermelha - que vão ligar as três grandes zonas da cidade: a zona alta do Peso, a zona comercial da Régua e ainda Godim, onde estão localizados vários estabelecimentos escolares.

A volta completa demora uma hora e a passagem em cada paragem será feita com uma regularidade de meia hora.

Para já, segundo explicou o autarca, foi feita uma concessão por um período experimental de seis meses.

O município, na sua página na Internet, realça que a “qualidade do transporte urbano desempenha um papel fundamental na qualidade de vida de munícipes, facilitando o acesso a empregos, educação, lazer e serviços essenciais”.

O autarca lembrou que o serviço foi já testado aquando do Dia de Portugal (10 de junho), já que, em 2023, as cerimónias oficiais presididas pelo Presidente da República decorreram na Régua.

Na altura, devido aos constrangimentos na cidade decorrentes das cerimónias, foi aconselhado aos visitantes e munícipes que deixassem os veículos nos parques de estacionamento, alguns deles improvisados, e depois de deslocassem nos autocarros para o centro da cidade.

Foi também testado durante o período das festas da cidade, que se celebram em agosto.



PARTILHAR:

Alunos regressam às aulas em Montalegre depois de suspensas devido à neve

Homem morre soterrado em betão num acidente de trabalho