Não pára de aumentar o número de turistas que chegam a Vila Flor todos os fins-de-semana. Muitos deles vão guiados pelas imagens da telenovela «A outra», da TVI. Santuário da Senhora da Assunção é o local mais procurado.

Foi no Santuário que este fim de semana encontrámos dez pessoas de Alenquer, Lisboa. Viajaram \"de propósito\" para conhecer melhor uma região mediatizada pelo pequeno ecrã. \"Sem dúvida que a Terra Quente Transmontana faz jus ao nome\", murmuravam, perante 37 graus de temperatura e depois de 246 quilómetros percorridos.

\"Portugal é muito bonito. Tem coisas maravilhosas feitas pela mão do Homem e por inspiração de Deus\", disse José Duarte, binóculos ao peito, para não perder nada quando a vista desarmada já não o ajudar.

O grupo passeou-se por Vila Flor, nomeadamente pelo seu centro histórico, \"tudo muito bonito\", segundo Maria da Conceição, mas também se maravilharam com as paisagens do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial. De caminho, uma passagem por Mirandela.

\"Pensávamos que tudo o que mostra a novela pertencia a Vila Flor\", concedeu Conceição ao zelador do Santuário, Mário Oliveira, enquanto este sinalizava o horizonte: \"O Castelo de Ansiães e a Igreja da Lavandeira ficam para aquele lado, Mirandela é para este. A casa do Zé Bento fica em Vale Pradinhos (Macedo), naquela direcção\".

Luís Ventura já tinha estado em Mirandela mas não conhecia o resto. \"A ideia que tínhamos da região é que era mais pobre do que é\", notou, confidenciando que agora levam \"melhores recordações\", mesmo que não tivessem tempo de ver tudo. Mário Oliveira fez questão, no entanto, de lhes aguçar o apetite pela visita a outros sítios de interesse, que prometeram lembrar numa próxima passagem pela região transmontana.

Mário Oliveira não tem escritura do número de visitas, mas arrisca um milhar por dia, ao fim-de-semana. \"Metade vêm por causa da novela\", frisa. Atraída pelas paisagens que mostra a televisão, já ali teve gente da \"Madeira, Lisboa, Algarve, para não falar da zona do Porto e do Minho\".

A vereadora da Câmara, Gracinda Peixoto, assume que Vila Flor ganhou muitos visitantes graças à novela. \"Pela primeira vez, as paisagens de Trás-os-Montes têm um lugar no mapa do país\".

O Museu de Vila Flor está a ter mais visitantes e o movimento também se nota nos restaurantes. Duarte Frutuoso, dono do \"Pala do Conde\", é um dos que diz ter servido bastantes refeições \"a pessoas que não são habituais\". Adélia Cruz, do \"Ponto de Encontro\", em Carrazeda, também notou mais clientes. No que toca a dormidas, \"Mirandela tem sido mais contemplada\", assume Gracinda Peixoto, pois faltam camas no seu concelho e nos outros mais pequenos da Terra Quente.

O presidente da Câmara de Vila Flor, Artur Pimentel, tem dito que os cinco municípios daquela área do distrito de Bragança terão gasto na novela \"o equivalente ao que se gastaria num concerto do Tony Carreira\". Com a diferença de que este investimento fica nos restaurantes e hotéis. O próprio governador civil, Jorge Gomes, encara a telenovela como um bom meio para transmitir ao país \"o que há de bonito em Trás-os-Montes\".

Foto: vilaflor-paisagens.blogspot.com



PARTILHAR:

Situação na África do Sul preocupa comunidade lusa

Actividades de investigação