Um grupo sul coreano está a construir uma central fotovoltaica no Larinho, em Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, que será dotada de 27 mil painéis solares que ocuparão 18 hectares, disse hoje fonte ligada ao projeto.

Segundo Pedro Araújo, representante do Q CELLS, grupo investidor neste projeto, a potência solar total a instalar neste empreendimento será de 11,6 Megawatt (MW), não revelando, para já, o valor do investimento neste parque fotovoltaico, que se prevê que esteja concluído em finais de 2020.

"De momento, não podemos divulgar o valor do investimento no projeto, ficando essa indicação para mais tarde”, indicou à Lusa Pedro Araújo.

O Q CELLS, tido como um dos maiores fornecedores de painéis fotovoltaicos do mundo, tem sede administrativa em Seul, na Coreia do Sul, e centro de investigação e desenvolvimento (I&D) na cidade alemã de Thalheim.

Segundo Alberto Varela, representante da Triple Watt, a empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto fotovoltaico do Larinho, um empreendimento tão grande representa um sinal de intenção da Q CELLS de continuar a explorar oportunidades de desenvolvimento de energia limpa em Portugal.

Questionado pela Lusa sobre outros em investimentos do mesmo grupo para concelhos vizinhos de Torre de Moncorvo e no Douro Superior, os responsáveis pelo projeto garantiram "que não podem revelar detalhes específicos de outros projetos nesta fase".

Contudo, Pedro Araújo referiu que “toda a Península Ibérica apresenta condições excecionais de irradiação solar, pelo que todas as regiões de Portugal e Espanha representam excelentes localizações potenciais para o desenvolvimento fotovoltaico”.

"O local específico [Larinho] foi identificado após cuidadosa consideração e colaboração com os nossos parceiros locais do projeto, a empresa Triple Watt, e estamos entusiasmados por ligar, o quanto antes, a instalação de 11,6 MW à rede e começar a fornecer energia solar limpa ao operador local da rede elétrica", concretizou o responsável.

Já a Triple Watt é uma empresa portuguesa e especializada no setor solar fotovoltaico, fornecendo serviços nos segmentos do desenvolvimento de projetos e EPC (Engineering Procurement and Construction), para projetos de pequena e grande dimensão, não só em Portugal mas também a nível internacional.

Para o presidente da câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, este é um projeto que representa para o município e para a Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS) a possibilidade de estarem na "vanguarda de energia limpa em Portugal".

Para o também presidente da AMDS, no futuro irão certamente sentir-se também outros benefícios provenientes da instalação deste equipamento no município e no território da AMDS, levando para este concelho uma dinâmica industrial própria deste tipo de instalações renováveis, envolvendo várias pessoas locais na própria construção e operação da central fotovoltaica.

"No imediato, há meia centena de trabalhadores a laborar, a economia local recolhe benefícios, desde logo no setor da restauração e do alojamento. Além disto, com o envolvimento de empresas específicas do ramo a trabalhar na zona, toda uma atividade comercial local será alavancada", vincou o autarca transmontano.

FYP // JAP - Lusa



PARTILHAR:

Em Montalegre rastreio a bombeiros de Salto deteta dois casos positivos

Hospital de Vila Real conclui rastreio após 248 testes e mantém 5 casos positivos