O ministro da Agricultura, Carlos Costa Neves, visitou ontem uma fábrica do concelho de Vila Flor que consegue colocar cogumelos frescos em toda a Europa.

Este é, apenas, um dos argumentos que transformaram a SousaCamp numa \"pedrada no charco\" em termos de desenvolvimento empresarial em Trás-os-Montes. Trata-se de uma empresa situada na pequena aldeia de Benlhevai, que conseguiu transformar os recursos naturais numa oportunidade de negócio. Este foi um dos motivos, aliás, que levou Carlos Costa Neves a efectuar uma visita à empresa.
Um dia depois de Bragança ter acolhido a reunião do Conselho de Ministros, o titular da pasta da Agricultura juntou mais novidades à revolução rodoviária anunciada anteontem pelo ministro das Obras Públicas, António Mexia.

Segundo Carlos Costa Neves, os agricultores do Vale da Vilariça, onde se insere o concelho de Vila Flor, têm razões para acreditar no futuro, dado que o plano de regadio previsto para aquela zona está a correr \"dentro da normalidade\".

O governante remeteu os pormenores para o director regional de Agricultura de Trás-os-Montes, Fernando Martins, que garantiu a conclusão do Plano de Regadio no prazo de cinco anos.

Uma das três barragens, a de Santa Justa, aguarda autorização da parte do Instituto da Água para o primeiro plano de enchimento, ao passo que as propostas para construção das barragens de Ribeiro Seco já estão em fase de selecção. \"O processo será enviado para Tribunal de Contas até Janeiro do próximo ano\", revelou Fernando Martins. Sendo assim, a construção das barragens deverá arrancar no primeiro semestre do próximo ano, seguindo a abertura de concurso para a construção das respectivas redes de rega.

A Sousacamp foi criada em 1989 e assume-se como um complexo de produção e comercialização de cogumelos e composto orgânico.

Na gama de produtos da empresa de Benlhevai, figuram os cogumelos silvestres, brancos e castanhos, pré-embalados e avulsos. São também comercializados cogumelos congelados e cogumelos desidratados. Além disso, a empresa também vende azeitonas e castanhas oriundas de Trás-os-Montes.

Mas, são os cogumelos frescos que transformaram a Sousacamp numa espécie de \"case-study\", dado que a empresa sedeada numa aldeia do concelho de vila Flor é líder no mercado nacional e uma das maiores no contexto europeu.



PARTILHAR:

Fachadas remontam ao século XIV

Motivos fúteis