Sogrape declarou 2022 como ano Vintage para os seus vinhos do Porto, que comercializa sob as marcas Porto Ferreira, Sandeman e Offley, adiantando que chegam ao mercado em setembro, foi hoje anunciado.

A empresa disse, em comunicado, que depois de um ano vitícola com condições climatéricas favoráveis a uma maturação longa e equilibrada das uvas, apresentam-se “agora vinhos de excelente qualidade que refletem a autenticidade e estilo de cada marca”.

Vintage é considerada a categoria máxima do universo do vinho do Porto.

Produzidos na mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro, os vinhos do Porto Sandeman Quinta do Seixo Vintage 2022, Porto Ferreira Quinta do Porto Vintage 2022 e Offley Vintage 2022 vão chegar ao mercado em setembro.

“Mais do que um marco no tempo e de um anúncio promissor, cada declaração de vintage é a celebração do melhor que a natureza nos oferece em anos excecionais”, afirmou, citado no comunicado, o presidente da Sogrape, Fernando da Cunha Guedes.

De acordo com a Sogrape, a região do Douro viveu em 2022 um ano em que se combinaram uma série de fatores meteorológicos favoráveis à maturação das uvas, designadamente um inverno chuvoso, mas seguido de uma primavera e verão amenos.

Luís de Sottomayor, diretor de enologia da Sogrape responsável pelos vinhos do Douro e Porto, apontou para vinhos “com boa acidez e muito elegantes, que respeitam o histórico de excelência de colheitas anteriores”.

“O Porto Ferreira Quinta do Porto Vintage 2022 e o Sandeman Quinta do Seixo Vintage 2022 são vinhos que refletem a tipicidade do 'terroir' de onde provêm. O primeiro é um vinho repleto de estrutura, profundidade e intensidade, enquanto o segundo se destaca pelo seu perfil elegante, harmonioso e complexo. O Offley Vintage 2022 também reflete as características do ano climático, sendo um vinho com volume excecional e estrutura assinalável”, explicou o enólogo.

Fundada em 1942, a Sogrape detém atualmente mais de 1.600 hectares de vinha distribuídos por Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia e está presente em mais de 120 mercados.



PARTILHAR:

Abutres atacam em Mogadouro e matam novilha após trabalho de parto

Desportivo de Chaves garante seriedade e profissionalismo na deslocação a Vizela