Um bando de abutres matou uma novilha que se encontrava em trabalho de parto, num lameiro em Vilar do Rei, no concelho de Mogadouro em pleno parque Natural do Douro Internacional, disse ontem à Lusa o proprietário agrícola.

“Tratava-se de uma novilha que tinha estado em trabalho de parto. Depois de parir, o vitelo mamou e tudo parecia correr. Após o esforço de parto, a progenitora deitou -se e foi nesse momento em que o bando de abutres atacou e feriu de morte o animal”, explicou o Paulo Vilariça.

De acordo com o proprietário agrícola, o ataque ocorreu na segunda-feira, quando” de uma nuvem” de abutres atacou, o que chamou a atenção de quem estava na aldeia ou a trabalhar no campo.

“ O animal estava debilitado, devido ao parto e com os restos de placenta resultante do parto, os abutres seguiram os seu instinto e atacaram a novilha, porque aves com uma cindo de visão e olfato muitos apurados”, explicou o também engenheiro Agrónomo.

Esta já não é primeira vez que estas aves necrófagas atacam nos terrenos deste proprietário, havendo um outro registo em que uma vitela foi igualmente morta após ter sido atacada pelos abutres nesta localidade inserida na área protegida do Douro Internacional.

Este proprietário agrícola disse à Lusa que o caso foi reportado ao Instituto da Conservação da Natureza (ICNF), para avaliar a situação, já que há prejuízos.

A Lusa tentou contar o ICNF, mas sem sucesso.

Foto ilustrativa: JAH



PARTILHAR:

IPB vê aprovado primeiro curso de doutoramento do ensino Politécnico

Sogrape declara 2022 ano Vintage para três vinhos do Porto