O primeiro-ministro, José Sócrates, inaugura amanhã 30 quilómetros da auto-estrada 24 (A24) entre Pedras Salgadas e a fronteira de Vila Verde da Raia, em Chaves, anunciou ontem fonte da Câmara Municipal de Chaves.
José Sócrates inicia o programa de inaugurações no concelho de Chaves em Vila Verde da Raia, deslocando-se depois para o Parque Empresarial, Biblioteca Municipal e Vidago.

A A24 vai funcionar em regime de Scut, em que o Estado se substituiu aos utilizadores no pagamento das portagens, e está a ser construída pela concessionária Norscut. A construção da A24, antigo IP3, teve início no distrito de Vila Real 20 anos depois da primeira promessa de construção deste itinerário que ligará Viseu, Vila Real e a fronteira em Chaves.

A partir de amanhã, para aceder a esta via rápida em Chaves, os automobilistas terão que optar pelo nó de Vila Verde da Raia, pelo de Curalha ou através de Vidago. O designado nó Chaves Centro, que vai permitir a ligação directa à cidade de Chaves, só deverá estar concluído em Outubro. Por sua vez, o nó de Vila Pouca de Aguiar até Pedras Salgadas está previsto entrar em exploração a partir de Novembro, uma vez que o lanço intermédio Fortunho/Vila Pouca de Aguiar será o último troço a entrar em serviço (2007) para finalizar a construção desta concessão.

Em Junho abriu ao tráfego o troço entre o nó do IP4, em Vila Real, e Fortunho, com 6,5 quilómetros e um investimento de 19 milhões de euros. A ligação de Vila Real a Vila Verde da Raia foi dividida em cinco troços, com construção quase simultânea e custará cerca de 370 milhões de euros.

Gerar mil postos de trabalho

O Parque Empresarial de Chaves, que Sócrates também visita, representa um investimento total de 15 milhões de euros e integra uma zona industrial, um mercado abastecedor, uma plataforma logística e um edifício para a Iniciativa de Dinamização Empresarial. Prevê-se que este investimento quando estiver em pleno funcionamento possa gerar, directa e indirectamente, cerca de mil postos de trabalho.

A Plataforma Logística Internacional do Vale do Tâmega está incluída na rede nacional constituída por 11 plataformas logísticas e é a primeira da rede a ter a obra concluída.
Esta plataforma é de iniciativa e investimento da autarquia e teve um custo de quatro milhões de euros, comparticipados em 75 por cento pelo programa Interreg III A.

------------------------------------

Investimentos em Zonas termais

A Biblioteca Municipal custou cerca de 2,5 milhões de euros, dos quais 800 mil foram comparticipados pelo Instituto Português dos Livros e Bibliotecas. Sócrates vai ainda assistir à apresentação do projecto Aquanattur da Unicer, que prevê um investimento de 48 ME nas termas de Vidago e de Pedras Salgadas.



PARTILHAR:

«Um verdadeiro absurdo»

Vários grupos vão estar presentes