Diversas iniciativas solidárias permitiram aos Bombeiros de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, reunir a verba necessária para substituir uma viatura de combate a incêndios florestais que ficou inoperacional em agosto, disse hoje fonte da corporação.

O corpo de bombeiros conseguiu mais de 26 mil euros, que lhe permitiu comprar uma viatura "usada, mas com capacidade operacional", disse à agência Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Sendim, Ilídio Rodrigues.

Acrescentou que a verba foi angariada "através de um concerto solidário, que juntou músicos transmontanos, ao qual se juntaram donativos de pessoas e empresas".

Os Bombeiros de Sendim ficaram sem uma viatura de combate a incêndios florestais após um acidente na manhã de 02 de agosto, junto a Lagoaça, no concelho de Freixo de Espada à Cinta.

A viatura fazia o trajeto em direção a Torre de Moncorvo para um pré-posicionamento do dispositivo de combate a fogos florestais e ficou inoperacional devido aos elevados danos estruturais. Deste acidente resultam cinco feridos.

A viatura de substituição agora adquirida, embora usada, "tem todos os requisitos de segurança" e estará ao serviço dos bombeiros até que o processo de aquisição de um outro Veículo Florestal de Combate a Incêndios esteja concluído, "o que deve demorar algum tempo".

Um novo veículo para as mesmas funções irá custar cerca de 150 mil euros, e, apesar de haver apoios das entidades oficiais e das seguradoras, a corporação na dispõe da parte que lhe cabe suportar.

"Teremos de aguardar por uma candidatura a fundos comunitários para a sua reposição", afirmou o dirigente desta corporação de bombeiros do distrito de Bragança.



PARTILHAR:

Lusodescendente recebe prémio de cidadão europeu do ano

Jovem de 22 anos morre em despiste na A4 em Vila Real