A nova direcção da Federação de Bombeiros do distrito de Vila Real vai ser eleita no próximo dia 14. Esta estrutura distrital, eleita de três em três anos, funciona como uma espécie de ponte entre as associações de bombeiros e a Liga Nacional destes voluntários. E é eleita pelo presidente da direcção e pelo comandante de cada corporação de bombeiros existentes no distrito.

Por norma, a lista que concorre à direcção da federação é escolhida de forma consensual pelas associações de bombeiros, sendo o acto eleitoral um passo puramente formal. Pelo menos é assim que acontece há já vários anos. Este, não vai ser excepção, embora o consenso tenha sido difícil de alcançar e tenha existido a intenção de apresentar uma segunda lista praticamente até ao último dia de entrega das candidaturas, a última sexta-feira.

A primeira lista, e agora única, é encabeçada pelo presidente dos Bombeiros da Cruz Verde de Vila Real, Manuel Prazeres e, segundo o próprio, surgiu no decorrer de uma reunião que teve lugar em Murça, onde o seu nome foi proposto por um movimento \"espontâneo, que não pretendeu excluir ninguém\". Por isso, \"decidi levar a candidatura até ao fim\", disse Manuel Prazeres ao Semanário TRANSMONTANO. Ao que conseguimos apurar, esta candidatura contou desde o início com o apoio do Governador Civil de Vila Real, Elói Ribeiro.

Pelo contrário, a lista que esteve na iminência de concorrer às eleições, encabeçada pelo presidente dos Bombeiros da Cruz Branca, Álvaro Ribeiro, era, ao que tudo indica, apoiada pelo presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, e contava com o apoio de várias associações da área da Régua.

A última tentativa para alcançar um consenso generalizado sobre a lista a ir às urnas teve lugar no passado dia 25, em Vila Pouca de Aguiar. Mas o encontro com as associações de Bombeiros não deu frutos. Mantendo-se a intenção de avançarem as duas listas no final da reunião. O que não veio a acontecer, porque Álvaro Ribeiro acabou por desistir à última hora.

No entanto, ao que o Semanário TRANSMONTANO conseguiu apurar junto de fonte ligada à federação, \"as divisões estão cavadas e, dificilmente, se sararão as feridas abertas\" com a esta polémica.

Além da direcção da Federação de Bombeiros, em breve, também deverá ser renovado o inspector distrital de Bombeiros, cargo actualmente ocupado por João Lima, que se irá reformar.

Para ocupar esse lugar estão na calha três nomes: Almor Salvador, comandante dos Bombeiros Flavienses, de Chaves, que faz parte da lista para a federação, Álvaro Ribeiro, da Cruz Branca, e ainda Paulo Teixeira dos Bombeiros de Murça.



PARTILHAR:

Cukpado por trazer imigrantes clandestinamente

Portugueses temem que seja o principio do fim