Os agricultores da freguesia de São Pedro Velho passaram um domingo diferente do habitual, deixando de ser o dia de descanso, parra passar a ser o da avaliação dos prejuízos causados pela intensa queda de granizo que, anteontem à tarde, durante meia hora, assolou aquela aldeia do concelho de Mirandela.

\"O milho que plantei está praticamente todo perdido\", assegurava com tristeza José dos Santos, agricultor desde muito jovem e que garante \"nunca ter visto uma coisa assim, com pedras a caírem com tanta força\", acrescenta este habitante de São Pedro Velho, com 79 anos de idade e que se dedica exclusivamente à agricultura. João Maria Correia, outro agricultor afectado, diz já ter acontecido cair granizo, mas \"nunca com tanta intensidade\".

Na sua propriedade agrícola os prejuízos devem ascender aos 40 por cento, nos produtos hortícolas e ainda na vinha e no olival, porque \"a azeitona estava a começar a desenvolver-se e com o granizo caiu muita\". Anselmo Pequeno pegou no tractor e deslocou-se à sua horta, ficando desolado ao verificar que na vinha há prejuízos avultados, mas também no feijão, batatas, cebolas e tomates.

\"Tudo o que são produtos hortícolas que já estavam semeados\", afirma o agricultor de 53 anos, que também não se recorda de uma tempestade de granizo tão forte como a de sábado passado. Aquela freguesia tem uma das maiores produções de morango do nordeste transmontano.

Manuel Pinto produz cerca de 25 toneladas por ano, e apesar da maior parte estar em estufa, existe alguma produção que não está protegida e que \"acabou por ser dizimada pela enorme quantidade de pedra que caiu\", conta o agricultor. O presidente da Junta revela que as ruas da aldeia \"ficaram com dezenas de centímetros de granizo.

O que valeu foi que as pedras eram pequenas, senão tinham destruído tudo\", salientou Inácio Valente. Hoje, os técnicos da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte vão fazer o levantamento dos prejuízos, mas neste tipo de situações só os agricultores com seguros de colheita é que podem contar com algum apoio.



PARTILHAR:

Pastoreio controlado à distância

Recriada a evolução das escolas